CES elege novos órgãos sociais

16 de junho de 2023

Na sequência de convocatória para eleições gerais, o Centro de Estudos Sociais elegeu recentemente novos órgãos sociais. A 12 de junho decorreu a eleição para a Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal. A 15 de junho decorreram eleições para a Comissão Permanente do Conselho Científico.

As duas eleições foram bastante participadas e o apoio às listas candidatas a cada órgão foi expressivo, o que transmite confiança às equipas eleitas de que os associados e associadas do CES estão comprometidos/as e motivados/as para continuar a desenvolver a investigação avançada, crítica, de qualidade, com responsabilidade social, que caracteriza o CES. O CES conta agora com Tiago Santos Pereira como novo Diretor. Investigador no CES desde 2003, assume a Direção da instituição com as Investigadoras Antonieta Reis Leite e Paula Abreu como Vice-Diretoras.

Da eleição para a Comissão Permanente do Conselho Científico resultou a renovação do mandato da Presidência, assegurada por Ana Cordeiro Santos (Presidente) e pelos/as o Investigadoras/es Ana Raquel Matos, Fernando Fontes, João Paulo Providência e Marta Araújo (Vice-Presidentes).

Direção e Presidência do Conselho Científico estão empenhados em trabalhar de forma colaborativa com o objetivo de assegurar as melhores condições para o desenvolvimento de uma investigação crítica, relevante e com impacto social, que tem sido a marca do CES enquanto Laboratório Associado.

Os dois órgãos estão comprometidos com um programa que responda de forma adequada às necessidades da comunidade e a recomendações externas, no sentido de promover um ambiente de trabalho saudável e livre de todas as formas de assédio.

Para isso conta com todos os membros associados do CES, investigadoras/es em pós-doutoramento e visitantes, investigadoras/es juniores, estudantes de doutoramento e a equipa técnica do CES.

Tiago Santos Pereira é Investigador Principal do CES. Doutorado em Science and Technology Policy Studies pelo SPRU, Universidade de Sussex, tem vindo a desenvolver investigação, com abordagens dos Estudos de Ciência e Tecnologia (STS) e Estudos de Inovação, sobre políticas e governação da ciência e tecnologia e os processos de intermediação de conhecimento entre investigação, empresas, decisão pública e sociedade. É cocoordenador do Programa de Doutoramento Governação, Conhecimento e Inovação. Investigador Coordenador no CoLABOR - Laboratório Colaborativo para o Trabalho, o Emprego e a Proteção Social, onde desenvolve investigação sobre Trabalho, Emprego e Tecnologia. Foi nomeado membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). É Vice-Chair do Working Party da OCDE sobre Inovação e Política Tecnológica (TIP), sendo também Delegado Nacional ao Comité de Política Científica e Tecnológica (CSTP) da OCDE. Colaborou com a Comissão Europeia, UNESCO, CYTED e outras instituições internacionais de governação e financiamento da ciência, tecnologia e inovação.

O CES, Laboratório Associado, conta hoje com uma equipa de investigação alargada e diversificada, com perto de 300 investigadores/as e quase 500 estudantes nos 12 programas doutorais de que o CES é parceiro científico. Com uma média de 90 projetos ativos ao ano, nos últimos cinco anos, 75% do financiamento do CES é assegurado através de processos competitivos nacionais e internacionais, especialmente ao nível europeu. Da sua intensa atividade, resultam indicadores científicos relevantes: mais de 600 publicações anuais e perto de 500 eventos públicos são organizados por ano, mobilizando perto de 20.000 participantes. Ao longo dos últimos anos, o CES tem ainda consolidado a sua estrutura técnica, incluindo uma Biblioteca de referência.