ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade

Conferências-debate 'Economia política no Centro'

Incêndios florestais e modelo socioeconómico: relações e ideias para Coimbra

10 de abril de 2024, 14h30

Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC-IPC) + Online

Esta sessão junta académicos de diferentes formações ligados ao meio académico de Coimbra para discutir e lançar ideias sobre uma problemática que tem vindo a afetar a região de Coimbra e o centro do país, em geral, desde há vários anos, mas que se projeta, ao mesmo tempo, como uma problemática crucial para o futuro de todo o país. Urge tratar as relações entre os incêndios florestais e o modelo socioeconómico implementado. É igualmente importante definir ideias para políticas e planos de ação que ajudem a prevenir a ocorrência e a mitigar os efeitos destes desastres naturais que se revelam de maior dimensão no contexto das alterações climáticas. A necessária resposta no plano ambiental e do ordenamento do território deve estar em consoância com as respostas sociais e económicas dadas às populações residentes.

Ligação para aceder online | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96284983549?pwd=c2RTNThGaUtVKzFMdk42VVo4ZjBCQT09

Abertura:
Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra.
Ana Costa (Presidente da Associação Portuguesa de Economia Política).

Oradores/as: Joana Sousa (CES), Joaquim Sande Silva (ESAC-IPC), Lúcio Cunha (FLUC/CEGOT), Pedro Bingre do Amaral (ESAC-IPC).

Moderadora: Catarina Frade (FEUC/CES)

Organização:
Núcleo da Região Centro da Associação Portuguesa de Economia Política.
Escola Superior Agrária de Coimbra.
Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.