ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade
OFICINA | ECOSOC
Cartografia e Contra-Cartografia
30 de maio de 2025, 14h30-16h30
Sala do 5º Piso, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL)
Historicamente os mapas têm servido para identificar recursos, expandir fronteiras extrativistas, e estabelecer controle político de territórios. Desta forma, o mapeamento tende a reproduzir as relações, conhecimentos e imaginários dominantes. Os contra-mapas são uma forma de desfazer estas relações, refazendo o mapeamento a partir da perspetiva dos povos e territórios marginalizados: os seus conhecimentos, práticas e visões no confronto ao extrativismo e no desenvolvimento de alternativas para a vida. Porém, os contra-mapeamentos são ferramentas para perturbar relações de poder dominantes, dar voz aos grupos marginalizados, e proliferar imaginários alternativos do mundo. Nesta sessão, discutiremos e poremos em prática algumas das muitas formas de contra-mapeamento que fazem parte das ‘geografias para a resistência’.
Leituras de fundo:
-
Kollektiv Orangotango (2018). This is not an atlas: a global collection of counter-cartographies.Transcript Verlag. [recomendação: dê uma olhada ao documento, e escolha qualquer um dos capítulos]
-
Colectivo de Geografía Crítica del Ecuador. (2017/2018). Geografiando para la resistencia. Cartilla para la Defensa del Territorio. Cartilla 1. Quito (30 pp.) ou Geografiando para la resistencia. Los feminismos como práctica espacial. Cartilla 3. Quito (28 pp.)
Facilitação: Gustavo García López e Lucía Munoz Sueiro