Curso de Formação

Legitimar Memórias Locais: entre Cartografias e Utopias

4, 5, 11 e 12 de outubro de 2012

Museu do Trajo de São Brás de Alportel

APRESENTAÇÃO

Curso de formação no âmbito do programa do  Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquiteturas (CCArq) do Centro de Estudos Sociais, em conjunto com o Movimento Internacional para a Nova Museologia (MINOM) e no contexto da região do Algarve, em torno do estudo da memória como fonte de conhecimento dos territórios, das suas gentes e dos processos socioculturais em curso, com o objetivo de implementar ferramentas de ativação de saberes e de legitimação de processos/valores patrimoniais locais, visando o desenvolvimento centrado no acesso ao conhecimento plural que coexiste nos territórios.


DESTINATÁRIOS

Este curso é aberto a profissionais e investigadores/as com interesse no estudo participativo das memórias locais, independentemente da sua área de formação ou de atividade, mas estará especialmente orientado a profissionais de museus, património, organizações culturais e de desenvolvimento local.



PROGRAMA [efetuar download do programa definitivo AQUI]

O curso está dividido em duas partes, estando cada uma de elas formada por três módulos temáticos.

- A primeira, de caracter mais teórico, centra-se na compreensão do conceito contemporâneo de património cultural e nas suas metodologias de identificação, definição e formas de gestão no âmbito do período pós-convenção do PCI (UNESCO, 2003) e, mais concretamente, do reconhecimento das novas formas de construção e legitimação social.
Colocando a atenção na descodificação e na resignificação contemporânea das memórias que coexistem no território, são abordados os métodos e as ferramentas que conduzem a uma gestão participativa baseada na interação comunitária, na afinação das identidades e na valorização das especificidades socioculturais dos lugares.

- A segunda parte apresenta um caracter mais prático. Nela, recorrendo à utilização de metodologias baseadas no diagnóstico das memórias que coexistem ao nível da relação comunidade-território, e através da utilização de registos fílmicos, fotográficos e sonoros, trabalha-se o sentido social do território e reconstrói-se o “mapa mnemónico” de cada participante ou grupo de participantes.
Este processo desemboca na construção de uma cartografia transversal da memória e, paralelamente, num processo de patrimonialização informal que conduz ao seu reconhecimento e legitimação social.

Primeira parte:
Módulo 1  -  UNESCO e o Património Cultural: a construção de uma categoria sociocultural evolutiva.
Módulo 2  -  Formas de copresença, coprodução e coautoria de patrimónios locais.
Módulo 3  -  Património e memória: diálogos transversais.

Segunda parte:
Módulo 4 - Cartografia das memórias versus cartografia dos saberes: metodologias de atuação para um desenvolvimento integrado.
Módulo  5  -  Exercício de patrimonialização de memórias locais:
5.1. - Identificação de imagens, sons ou processos geradores de identidade;
5.2. -  Patrimonialização: entre o (re)conhecimento, a (re)significação e a descodificação;
5.3. - Construção do “Livro das memórias”
Módulo 6 -   Reflexão final.


METODOLOGIA

Colocando como prioridade o desenvolvimento do trabalho de terreno centrado na patrimonialização informal das memórias locais e, com ele, a criação dos “mapas mnemónicos”, prevê-se a alternância das sessões teóricas e praticas segundo os ritmos e as inercias de trabalho em curso, de forma que cada uma das sessões teóricas constitua um espaço de reflexão, ampliação de perspetivas teóricas e acesso a ferramentas práticas relacionadas com cada fase de trabalho ao longo da construção do mapa.

Com este mesmo objetivo prevê-se a presença de quatro convidados/as cujo perfil, experiência e conhecimentos resultaram enriquecedores para o grupo e para o processo em curso. Estes/as especialistas marcaram a sua presença pontualmente ao longo dos 4 dias, de forma que cada dia haverá uma sessão temática relacionada com o trabalho em curso.

As temáticas que serão abordadas serão:
1. Técnicas de documentação participativa de saberes e expressões locais.
2.  Isabel Victor (RPM)      – Famílias e memorias locais: entre perceções e emoções.
3. Elsa Lechner (CES/UC) – Princípios e práticas da ética de inclusão/participação
4. Clara Cabral (UNESCO-Portugal) – Novos olhares e desafios em torno do processo coletivo de patrimonialização.
 

COORDENAÇÃO
Lorena Sancho Querol (CES), Pedro Pereira Leite (CES)


INSCRIÇÕES
Modalidades de inscrição:
- Geral: 120 Euros
- Associados do MINOM, ICOM, ICOMOS beneficiam de um desconto de 30%, selecionando na ficha de inscrição a modalidade "Associado/a do MINOM".
- Membros da Associação IN Loco e de outras associações locais de cultura beneficiam de um desconto de 30% selecionando na ficha de inscrição a modalidade "Associações locais de cultura".

Nº limite de inscrições: 20

Data limite de inscrição e pagamento: 28 DE SETEMBRO DE 2012
 


APOIOS:  | MINOM