Curso de Formação Avançada

Técnicas Tradicionais de Construção e a Conservação de Edifícios Antigos [2ª edição]

11 e 18 de maio de 2012

Sala 1, CES-Coimbra

Curricula dos Formadores:

Helena Cruz
Licenciada em Engenharia Civil pelo IST (1983) e Doutorada pela Universidade de Brighton (1993). Investigadora Principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, onde iniciou a sua actividade em 1984, no Núcleo de Estruturas de Madeira. A sua actividade no LNEC tem incidido maioritariamente sobre a utilização de madeira na construção, a avaliação e a reabilitação de estruturas de madeira. Tem participado em projectos de investigação relacionados com a classificação e a caracterização de madeira para estruturas, madeira lamelada-colada, ligações estruturais, pavimentos mistos madeira-betão, consolidação e reforço de estruturas de madeira em obra com materiais compósitos de matriz polimérica (FRPs), durabilidade e envelhecimento de ligações coladas. Tem larga experiência na elaboração de pareceres técnicos relacionados com a avaliação do estado de conservação e das condições de segurança de estruturas de madeira e sobre a especificação e aplicação de madeira na construção. Participa pontualmente em cursos de Licenciatura e Mestrado na sua área de interesse e tem orientado Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento. Participa nos trabalhos de normalização nacional sobre madeira. É delegada nacional à Acção COST E55 (Modelling the performance of timber structures) e membro do Comité de Gestão da Acção COST IE0601 (Wood Science for Conservation of Cultural Heritage).

João Mascarenhas Mateus
Investigador do CES, do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitectura. Representante português da Construction History Society. Coordenou a Primeira Conferência sobre a História da Construção em Portugal (Lisboa, 19 de Março 2010) e editor do “História da Construção em Portugal- Alinhamentos e Fundações (Ces-Almedina 2011). Licenciado em Engenharia Civil- Ramos Estruturas (IST - Instituto Superior Técnico), Master of Sciences in Architecture (Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica) e Doutor em Engenharia Civil (IST). Autor do livro “Técnicas tradicionais de construção de Alvenarias” (Livros Horizonte, 2002). Foi assistente da KULeuven (1992–1995), perito da Direcção Geral X – Cultura da CE (1993–1998) para avaliação de projectos de conservação e restauro, consultor da World Monuments Fund em Portugal. Em Roma, projectu e dirigiu os projectos de restauro e conservação do Instituto Português e do Pontíficio Colégio Português. Leccionou  na Faculdade de Arquitectura da Universidade ‘La Sapienza’ Roma (2002–2004) e desde 2002 é correspodente da ‘Scuola di Specializzazione in Conservazione dei Monumenti’ da mesma universidade. Foi coordenador técnico da candidatura da Baixa Pombalina à Lista do Património Mundial (2003–2006).

José Aguiar Portela da Costa
Licenciado em Arquitectura (FAUTL - Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa). Doutor em Conservação do Património Arquitectónico pela Universidade de Évora é Professor Associado da FAUTL e membro do seu Conselho Científico. Entre outras pós-graduações, possui o Curso Conservation of Architectonic Surfaces, ASC-96 do ICCROM (ICCROM e Bundesdenkmalamt, Áustria, Mauerbach). Presidente do Conselho de Administração do ICOMOS- Portugal (2007-2011) e actual vice-presidente do mesmo conselho. É uma referência nacional na investigação de rebocos e da cor de centros e cidades históricas e na conservação de monumentos e sítios históricos. Autor de diversas publicações da especialidade tais como Cor e cidade histórica. Estudos cromáticos e conservação do património (FAUP, 2003). Director de diversas teses de doutoramento e mestrado na Universidade de Évora, no Mestrado em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico, no ISCTE e na Universidade Lusíada. Consultor da Ordem dos Arquitectos para a área da formação (1999 -2001), da Câmara Municipal de Évora para intervenções de conservação urbana (2000 - ......). Desenvolveu diversas consultorias técnicas para entidades como o IPPAR, por exemplo de apoio às intervenções de restauro das fachadas exteriores do Palácio Nacional de Mafra (1997-99); para os estudos cromáticos no Palácio Nacional de Queluz (1998); de restauro dos revestimentos e paramentos da Sé de Idanha-a-Velha (2000), etc.. Consultoria para a Câmara Municipal de Lisboa – DMRU, para o desenvolvimento do Plano de Cores do Projecto Integrado do Castelo (1996-99). Consultoria para a Câmara Municipal de Sintra para o Estudo Cromático da Vila de Sintra (1996-99). Destes trabalhos resultou a publicação de diversos relatórios e comunicações a encontros. 

Miguel Figueiredo
Licenciado pela Universidade Técnica de Lisboa, formação posterior em conservação e restauro de bronzes artísticos, Pós graduado e Mestrando em Gestão do Património Cultural na Universidade Católica Portuguesa (Escola das Artes – Pólo Regional do Norte). Desenvolveu o seu trabalho inicialmente como auxiliar na área da conservação e restauro . Colaborou com a A. Ludgero Castro e, concretizou, juntamente com Paulo Ludgero o Grupo de Gestão de Conservação e Restauro da ALC. Colaborou activamente na Gestão de intervenções sobre o património móvel/integrado e imóvel e ainda na concepção e execução de projecto de conservação e restauro (destacando-se as colaborações realizadas para o património integrado no Teatro Nacional de S. João, Palácio do Freixo para o Arqt.º Fernando Távora,  Palácio Pombal , Casa da Ínsua entre outros). Desde  2008/2009 colabora  permanente com a CRERE (Centro de Restauro, Estudo e Reabilitação do Espaço), destacando-se os trabalhos de Projecto e Conservação e Restauro das Salas do Piso Nobre do Palacete da Condessa do Rio em Lisboa, as Galerias do Piso Nobre do Palácio, a Escadaria de Acesso à Galeria do Salão Árabe e o Salão Árabe do Palácio da Bolsa (Porto). Tem colaborado com a ESAP e com a UCP em cursos de licenciatura e de pós graduação e ainda com a Câmara Municipal de Aveiro na realização de seminários e workshops. Faz parte do Grupo de Gestão do Museu do Estuque. Neste contexto tem colaborado na dinamização do processo de progressão e reconhecimento desta organização através da  exposição “ Os Estuques do Século XX no Porto - A Oficina Baganha” e dos “I Encontros Sobre os Estuques Portugueses”. Organizou o “II Encontro Sobre os Estuques Portugueses: O Restauro do Salão Árabe” entre 28 e 29 de Abril de 2010 no Salão Árabe do Palácio da Bolsa. Promoveu juntamente com a CRERE e Paulo Ludgero, a criação da Editora Museu do Estuque em parceria com a BUBOK Publishing. Foi o responsável pela edição do primeiro livro da Editora Museu do Estuque: Livro de Actas relativo ao “I Encontro Sobre Os Estuques Portugueses”.

Paulo Ludgero Moreira Gomes de Castro
Mestre e Licenciado em Gestão de Empresas na “United States International University Europe” – Londres – Inglaterra. Em 1989, cria a CRERE (Centro de Restauro, Estudo e Reabilitação dos Espaços) especializada em conservação e restauro de artes decorativas tradicionais, essencialmente vocacionada para as áreas de estuques e pintura decorativa. Em 1993 a "CRERE" associa-se à A. Ludgero Castro, o que gera um grupo especializado no mercado de restauro e conservação de edifícios: Grupo de Gestão de Conservação e Restauro. Desde essa data que exerceu as funções de Gestão e Direcção das obras de Conservação e Restauro. Desvincula-se da A. Ludgero Castro em 2009 e reactiva a CRERE destacando-se o actual trabalho de Conservação e Restauro do Salão Árabe do Palácio da Bolsa (Porto). É um dos Gestores de Projecto do Museu do Estuque®, plataforma criada para a dinamização do processo de progressão e reconhecimento desta arte menosprezada.

Vítor Cóias
Fundador e Presidente do GECoRPA – Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico. Director e fundador da Revista “Pedra & Cal”. Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Foi investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Projectista de estruturas de betão armado e fundações. Em 1980 estabeleceu a empresa Stap, especializada na reabilitação e reforço de estruturas. Em 1985, criou a Oz, companhia dedicada ao levantamento, inspecções e ensaios para controlo de qualidade e ao diagnóstico e monitorização de estruturas. Em 1997 fundou uma terceira empresa, Monumenta, especializada em estruturas antigas e património arquitectónico. Especialista de Estruturas da Ordem dos Engenheiros, membro do ASCE, IABSE, CIB and ISCARSAH. Autor de diversas publicações na área da conservação e reforço de estruturas e de antigos edifícios, entre as quais os livros “Guia Prático para a Conservação de Imóveis” (Dom Quixote,2004), “Inspecções e ensaios na Reabilitação de Edifícios” (ISTPress, 2006) e “Reabilitação Estrutural de Edifícios Antigos – Técnicas Poucos Intrusivas” (GECoRPA-Argumentum, 2007).