Curso de Formação

Curso de inglês para fins académicos nas áreas de arquitetura, artes e ciências sociais

Março a junho de 2014 | 18h00-20h00

Sala T4, Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra

Enquadramento

A avaliação da produção científica dos investigadores do CCArq, como aliás de outras unidades de investigação, tem sido penalizada pela pouca participação em publicações de âmbito internacional em Inglês, língua cujo domínio é necessário quer à submissão de projectos de investigação a instituições nacionais e internacionais quer de programas doutorais. Este facto decorre de grande parte das publicações associadas às métricas de produção científica serem também em Inglês. Para além disso, o problema do pouco domínio do discurso académico em Inglês agudiza-se em áreas com pouco tradição de publicações de âmbito científico, ou cuja inclusão nas listagens está em processo de consolidação, como ocorre com a Arquitectura e as Artes.

Assim, a coordenação do núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra promove um Curso de Inglês para fins Académicos nas áreas de Arquitectura, Artes e Ciências Sociais dirigido a investigadores, docentes, estudantes dos últimos ciclos formativos (mestrado e doutoramento) e a pós-doutorandos das áreas referidas.

O Curso terá uma duração de 50 horas, distribuídas em aulas de 2 horas (25 aulas), e é ministrado por Karen Bennett, docente que tem investigado as problemáticas da tradução e construção do discurso científico nas Humanidades.

O Curso aborda os seguintes conteúdos:
1) Escrita científica: artigos científicos; resumos; propostas de investigação;
2) Apresentações orais para congressos científicos: a estruturação da apresentação; técnicas de comunicação oral e visual; o uso da voz;
3) Desenvolvimento da compreensão auditiva, da leitura e das competências interactivas, orais e escritas, no âmbito da comunicação científica em arquitectura e disciplinas relacionadas (ex. debates científicos; o processo de arbitragem científica).

O nível deste curso será “intermédio-avançado” – CEFR (Common European Framework), níveis B2-C2

Uma versão simplificada do CEFR pode ser consultada em: http://en.wikipedia.org/wiki/Common_European_Framework_of_Reference_for_Languages