Seminário

Os actos políticos em Tribunal

20 de junho de 2011, 17h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo
A judicialização da política é hoje um fenómeno que chegou aos tribunais. Pretende-se, neste seminário, através de um diálogo interdisciplinar, ir além da dimensão jurídica e judicial, discutindo o impacto social e político que a chegada aos tribunais de actos políticos produz na sociedade portuguesa.  Contará com Eurico Reis (Tribunal da Relação de Lisboa) e Paulo Pena (Revista Visão) [Dialogantes], Patrícia Branco (CES)
[moderador] e João Pedroso (CES) [comentador]. 
Iniciativa no âmbito do Projecto Diálogos Interdisciplinares Sobre Justiça – DIJUS

Apresentação do projecto DIJUS
Trata-se de um programa de seminários sobre as relações de (in)compreensão entre o discurso jurídico e o(s) discurso(s) de outras ciências. Através da gravação destes diálogos pretender-se-á, no fim do Projecto, através da análise de conteúdo, analisar as convergências e as divergências dos saberes, dos discursos e do modo como estes são “traduzidos” e usados na ocultação/desocultação de factos e na construção de uma verdade que seja apreendida e reconhecida pelo sistema judicial.

Este Projecto de Investigação/Programa de Seminários que teve início em 2008/2009, é composto, nesta segunda edição, por seis seminários, a realizar até ao final de 2011, com a participação de profissionais e investigadores provenientes dos diversos saberes e disciplinas relacionados com a administração da justiça, desde a medicina às ciências da gestão, e da psiquiatria e psicologia ao serviço social.

Cada um dos intervenientes fará uma intervenção inicial de 30 minutos, seguindo-se um período de debate entre estes e o público.