Oficina
Tenda Paulo Freire: trocas, cuidados, diálogos num espaço da Educação Popular em Saúde
Fernanda N. Campos Rizzi (Educadora Popular, Curinga em Teatro do Oprimido, investigadora em saúde)
13 de maio de 2016, 09h30
Sala 1, CES-Coimbra
Programa
9:30 – Decorar a Tenda coletivamente (Para ambientar nosso espaço todos estão convidados a trazer um objeto de decoração típico ou um informativo de sua região, movimento, grupo cultural. Adereços, panfletos de educação em saúde, cores de seu país, tecidos, objetos, etc).
10:00 - Iniciar a Tenda com uma ciranda de roda e um canto popular brasileiro.
10:10 – Fazer uma roda de apresentação dos presentes.
10:30 – Propor uma roda de conversa sobre educação popular em saúde apresentando a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS), com convidado local da área de educação popular. Articular a PNEPS com o projeto Nacional de formação da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (ANEPS) e com o projeto em extensão universitária realizado em 2015 na Universidade Estadual de Minas Gerais.
12:00 – Pausa para café
12:20 – Projetar vídeos de Experiências em Educação Popular no Brasil : Varre Vila, ANEPS, EWE: o caminho das plantas sagradas, Práticas Alternativas em Saúde, Tendas Paulo Freire e outras manifestações e práticas da educação popular de coletivos diversos de estados brasileiros.
13:30 – Uma breve prática do Teatro do Oprimido com os participantes que terá como objetivo propiciar reflexões, traduções e que será o desfecho desta Tenda.