Mesa-Redonda

Restituição e Memorialização no rescaldo da Descolonização

29 de janeiro de 2021, 15h00-17h00 (GMT)

Evento em formato digital

Enquadramento

O uso avulso de termos generalistas como ‘descolonizar’ ou ‘reparações’ pode levar a que Histórias de resistência e superação Negras sejam apagadas. O risco de tal acontecer é particularmente elevado quando organizações internacionais como a UNESCO e a ICOM cooptam os atuais debates sobre restituições e memorialização nas suas agendas institucionais. Contrariamente ao que as suas publicações sugerem, reivindicações de liberdade e de compensações pela escravização são anteriores ao abolicionismo moderno e pedidos de restituição de artefactos e terras roubadas foram coetâneos com o colonialismo militarista. Por outro lado, os críticos culturais começam a desconsiderar o facto do movimento #Rhodes-MustFall ter precedido os mais recentes protestos iconoclastas na Europa e nos Estados Unidos. Face a esta tripla omissão, esta mesa redonda irá discutir a relevância de anteriores reivindicações para as atuais discussões em torno das políticas da memória e da memorialização.

Intervenientes: Ana Lucia Araujo (Universidade Howard, Washington DC), Beatriz Gomes Dias (Deputada AR, DJASS), Dan Hicks (Universidade de Oxford) e George Mahashe (Universidade da Cidade do Cabo);

Moderadora: Maria Elena Indelicato (Universidade de Coimbra-CES);

Debatedores: Gaia Giuliani (Universidade de Coimbra-CES) e João Figueiredo (Nova Lisboa -CEDIS).

Organização: Maria Elena Indelicato (Universidade de Coimbra-CES) e João Figueiredo (Nova Lisboa -CEDIS), em colaboração com a DJASS – Associação de Afrodescendentes e projeto (De)Othering (FCT).

Inscrição gratuita, mas obrigatória

Atividade no âmbito dos projetos de investigação «(De)Othering | Deconstructing Risk and Otherness: hegemonic scripts and counter-narratives on migrants/refugees and 'internal Others' in Portuguese and European mediascapes» (POCI-01-0145-FEDER-029997), «LEGALPL: Legal pluralism in the Portuguese Empire (18th–20th century)» (PTDC/DIR-OUT/30873/2017) e «A Colonial History of Anti-Racism in Education: Anthropology, Race Displacement and Knowledge Transliteration» (CEECIND/03945/2018).

_____________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, com inscrição obrigatória, e está limitada ao número de vagas disponíveis.

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.