Gender Workshop Series XI | Sessão de Encerramento

Oficina de escrita Em género de poema, com Rita Grácio

15 de julho de 2021, 16h00 -19h00

Cena Lusófona, Pátio da Inquisição (Coimbra)

Apresentação

A partir do mote “Artes Feministas das Palavras”, a XI edição do Gender Workshop Series propôs uma série de conversas mensais, em torno de questões feministas, de género e coloniais, com escritoras e outras cultoras das artes das palavras. Para encerrar este ciclo, Rita Grácio empreenderá connosco uma viagem pela escrita poética.

Sinopse

Nesta oficina de escrita e leitura de poemas usar-se-á a linguagem, na sua multimodalidade material, para refletir sobre desigualdades interseccionais na contemporaneidade. Com papel e caneta, palavras e corpos, imagens e sons, criar-se-á um espaço-tempo de trabalho para escrileituras e produtilizações experimentais e colectivas. Entendendo a escrita como processo e como prática, explorar-se-ão as possibilidades epistemológicas e metodológicas da poesia na análise e performance do social (poesia como arts-based research), de uma perspetiva feminista.

Nota: Esta oficina é aberta a todas as pessoas, não sendo necessário ter qualquer experiência anterior de escrita/leitura de poemas. Quem quiser poderá trazer um poema de que goste, se possível relacionado com os temas abordados no Gender Workshop Series.

Sesão organizada com a colaboração da Cena Lusófona

Nota biográfica

Rita Grácio faz poesia e põe-na cá pra fora em revistas (Oficina de Poesia, Big-Ode, Sulscrito, Inefável, Debaixo do Bulcão, etc.), blogs (tampadecaneta, aranhiças&elefantes) e performance. Anda de par em par(elhas) poéticas nas lides independentes. Em academês, é doutorada em Sociologia pela Universidade de Exeter/Centro de Estudos Sociais, e atualmente é investigadora e docente convidada na Universidade Lusófona, CICANT (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias). Os seus interesses de investigação são na área da sociologia das artes, organizações, indústrias culturais e criativas, com publicações em revistas como Museum InternationalWorking with Older PeopleCadernos de Arte e AntropologiaRevista Crítica de Ciências Sociais, etc). É também membro da equipa editorial da revista internacional MAiA – Music and Arts in Action (University of Exeter).

Capacidade: 25 pessoas.

De acordo com as normas em vigor, está assegurado o distanciamento entre pessoas e é obrigatória a utilização de máscara durante o evento. A participação está sujeita a inscrição prévia. Para fazê-la, envie um e-mail para gw@ces.uc.pt entre 18/06/2021 e 12/07/2021. Será enviada confirmação atempadamente.