Oficina | Gender Workshop Series XII

Sala 2, CES | Alta

Entrevistadora: Sandra Silvestre, Animadora comunitária

Apresentação

A partir do mote “Converas Feministas”, a XII edição do Gender Workshop Series propõe uma série de conversas com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e na Galiza. Nesta sessão, conversaremos com Ana Barata, a partir do seu trabalho.

Notas biográficas

Ana Barata | Jovem feminista natural de Sertã. Licenciada em Serviço Social pela Universidade de Coimbra, tem investigado a participação da população na conceção, implementação e avaliação das políticas sociais locais no município da Sertã, no âmbito de seu mestrado em Política Social, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Já participou várias vezes da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres da ONU e faz parte de uma rede de trabalho do Graal Internacional, em que desenvolve um programa de liderança para construir uma rede de trabalho de jovens mulheres empoderadas capazes de promover mudanças sustentáveis e transformadoras nas suas comunidades, fundadas na liderança partilhada e no processo de reflexão-ação individual e coletiva. Defende a educação que possibilite os processos de reflexão individual e coletiva para uma maior consciência das injustiças e desigualdades sociais presentes nas diferentes comunidades.

Sandra Silvestre é animadora comunitária, coordenadora de projetos socioeducativos, formadora e consultora na área da igualdade de género e da economia social e solidária.
O seu percurso é muito marcado pela AJPaz - Ação para a Justiça e Paz, ONGD onde começou a sua formação prática, mas também por redes como a Marcha Mundial das Mulheres e a Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Tem-se dedicado a projetos de cidadania, democracia participativa, igualdade e direitos humanos. Destaca, mais recentemente, o trabalho com o Grupo Aprender em Festa (Gouveia), entidade de que faz parte, e na iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal promovido pela ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.
É formadora, especialmente em temáticas relacionadas com a Igualdade de Género e com metodologias da educação não-formal, e tem trabalhado com inúmeras entidades por toda a região centro. É ativista social e colabora com a Casa da Esquina, o CES/Grupo das Ecologias Feministas de Saberes, a ESEC, especificamente na área de Animação Socioeducativa, entre outras. Foi também produtora cultural no TEUC, Teatrão, JACC e assessora parlamentar.
É licenciada em Relações Internacionais pela FEUC, com formação especializada em Educação para os Direitos Humanos (EYCB/COE) e atualmente é mestranda em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo (FPCEUC/FEUC).

[Nota Lotação do espaço limitada a 21 participantes]