2.º Congresso Internacional

Bibliotecas Públicas, políticas culturais e leitura pública: Prospetiva, tensões e dinâmicas sociais

26 e 27 de setembro de 2019

Lisboa

Notas biográficas

Capinha, Graça, é docente de estudos literários, tradução e escrita criativa no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Anglo-Americanos) da Faculdade de Letras, e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O seu trabalho tem-se centrado na teoria poética e em questões de política de linguagem e de política literária, nomeadamente, na sua relação com as identidades e a emigração portuguesas.

Carvalho, Maria José Paiva Fernandes, é doutorada em Ciencias Sociales y Juridicas/ Información y Documentación, Facultad de Traducción y Documentación da Universidad de Salamanca (2017). Mestrado em Library and Information Science, Graduate School of Library and Information Science, Simmons College, Boston, EUA (1991). Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Inglês/Alemão, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1982). Foi Diretora da Biblioteca Casa da Saudade, New Bedford, Massachusetts. Co-coordenadora e formadora do ciclo Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao turbilhão. Coordenadora da Biblioteca Norte/Sul, Centro de Estudos Sociais, UC.

Conde, Elsa, é subcomissária do Plano Nacional de Leitura 2027. Licenciada em História, especializada em Ciências Documentais e mestre em Comunicação Educacional Multimédia. Exerceu funções letivas entre 1980 e 1995, foi bibliotecária e desenvolveu atividade regular como formadora. Trabalhou na Rede de Bibliotecas Escolares entre 1997 e 2017, onde foi responsável pela elaboração e implementação do Modelo de Avaliação para as Bibliotecas Escolares e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, pela coordenação do projeto de cooperação em Moçambique do Programa RBE e pela coordenação interconcelhia das bibliotecas escolares em diversos municípios do Alentejo.

De Robbio, Antonella é coordenadora do grupo de estudo sobre Acesso Aberto (OA) e Domínio Público da AIB, associação italiana de bibliotecários e membro do Observatório Legislativo AIB. Atualmente é membro do Executive Board do e-LIS – repositório internacional e disciplinar de biblioteconomia, ciência da informação e tecnologia – e integra o seu Administrative Board. Por mais de vinte anos, tem estado ativamente envolvida a nível nacional e internacional em vários grupos de trabalho tanto sobre o copyright e a gestão de direitos, como sobre o Acesso Aberto.

Develotte, Christine, é professora emérita na ENS de Lyon (laboratório ICAR) e especialista de comunicação por ecrãs. Dirige as pesquisas sobre as utilizações do digital em diferentes contextos (educativos, lúdicos, sociais) e de diferentes públicos (jovens, docentes, seniores). É responsável pelo grupo de investigação interdisciplinar Interactions Multimodales Par Ecran. https://impec.sciencesconf.org/resource/page/id/23

Dias, Débora, é doutorada em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra. Investigadora do grupo “Leitura e Formas de Escrita” do Centro de Humanidades (CHAM – FCSH/NOVA) e membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS XX – UC). Atualmente investiga os intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal no século XX.

El Hachani, Mabrouka, é Maître de conférences em Ciências da informação e da Comunicação na Universidade Jean Moulin-Lyon 3 e membro do laboratório ELICO. Os seus trabalhos versam sobre a mediação digital e a apropriação dos dispositivos técnicos ditos “inovadores” em diferentes terrenos (educação - cultura - biblioteca -,  medicosocial - deficiência, seniores, etc.-). http://elico-recherche.ish-lyon.cnrs.fr/membres/mabrouka-el-hachani.

Freitas, Alexandre, Licenciatura em História pela FLUL; Pós Graduação em Ciências Documentais pela UAL ; Curso de Especialização para Técnicos Editoriais pela FLUL. Desde 2003 é responsável pelo Centro de Documentação da Câmara Municipal de Palmela.

Gonçalves, Adelaide, é professora titular do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, do Programa de Pós-Graduação em História Social-UFC, e Professora da Escola Nacional Florestan Fernandes do MST-Brasil. Fez pós-doutoramento no Instituto de História e Teoria das Ideias, Universidade de Coimbra. Dedica-se aos temas da história do livro e das bibliotecas,  práticas de leitura, imprensa operária e anarquista, imigrantes, mundos do trabalho, entre outros. É fundadora do Plebeu Gabinete de Leitura, em Fortaleza.

González-Teruel, Aurora, é professora titular de biblioteconomia e documentação do Departamento de História da Ciência e Documentação da Universitat de València (Espanha). A sua linha de investigação principal é “Fundamentos teóricos e metodológicos do comportamiento informacional”. Sobre isto publicou numerosos trabalhos em revistas internacionais assim como as monografias “Los estudios de necesidades y usos de la información” (2005) e, como co-autora, “Métodos y técnicas para la investigación del comportamiento informacional” (2012).

Lisboa, João Luís, ensina e investiga na área da história cultural e da história das ideias. É docente da FCSH-UNL, no Departamento de Filosofia onde ensina Filosofia da História e Filosofia e Cultura em Portugal. É investigador do CHAM - Centro de Humanidades (NOVA FCSH – UAc), onde coordena o grupo "Leitura e formas da escrita" e a linha "Teoria e metodologia".

Lopes, João Teixeira, é licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992). Mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1995). Doutorado em Sociologia da Cultura e da Educação (1999). Membro efetivo do Observatório das Actividades Culturais, 1996 a 1998. Integrou a equipa coordenadora do Relatório das Políticas Culturais Nacionais (1985-95) apresentado em 1998 ao Conselho da Europa. Tem vinte e três livros publicados (sozinho ou em coautoria) nos domínios da sociologia da cultura, cidade, juventude e educação, bem como museologia e estudos territoriais.

Matoso, Rui, é investigador no laboratório CICANT da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (ULHT), onde desenvolve estudos doutorais sobre o artista alemão Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media. Em 2016, foi research fellow no Arquivo Vilém Flusser (Berlin, Universitat der Kunst) e editou, com José Gomes Pinto, o livro Art and Photography in Media Environments (Lusófona/ECREA, 2016).

Medeiros, Fátima Ribeiro de (IELT, NOVA - FCSH) é docente, investigadora literária e mediadora de leitura. Tem investigação publicada nos âmbitos da literatura portuguesa, do feminismo do início do século XX e das questões do livro, da leitura e das livrarias.

Medeiros, Nuno (IHC - NOVA FCSH; ESTeSL-IPL/H&TRC) é docente do ensino superior e investigador na área da sociologia e da história, com trabalho desenvolvido em domínios como a leitura, a cultura impressa, a edição de livros e a produção, mediação e circulação da cultura. É doutorado em sociologia, mestre em sociologia histórica e licenciado em sociologia pela Universidade Nova de Lisboa.

Palma, Patrícia de Jesus é doutorada em Estudos Portugueses-História do Livro e Crítica Textual (2016) pela FCSH/UNL. Membro do grupo de investigação «Leitura e Formas de Escrita» do CHAM (NOVA FCSH – UAc), tratando questões tais como: a formação da cultura letrada, a circulação cultural no espaço europeu e transatlântico, a história e o património da edição contemporânea ou as relações entre a cultura e o desenvolvimento territorial.

Patriarca, Raquel é bibliotecária, autora de livros para crianças, doutorou-se na FLUP com uma tese sobre a História do livro infantojuvenil em Portugal. É mediadora de leitura para o público mais jovem e professora de alunos pós-reformados.

Patrício, Helena é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (1996). Curso de Especialização em Ciências Documentais, Faculdade de Letras da UL (1998). Mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, ISCTE (2004). É doutoranda na área de Ciências e Tecnologias de Informação, ISCTE. Diretora de Serviços da Biblioteca Nacional de Portugal (desde 2007), tem como responsabilidade: gerir as coleções especiais; definir requisitos e normativos técnicos; desenvolver soluções para a gestão e produção de conteúdos de informação digital; desenvolver as coleções digitais da Biblioteca Nacional Digital, bem como projetos conexos, de âmbito nacional e internacional.

Pereira, Cláudia Sousa é professora auxiliar da Universidade de Évora, investigadora do CIDEHUS, Universidade de Évora. Doutorada em Literatura Portuguesa (2000) tem publicações, comunicações, conferências e atividades de extensão à comunidade na área da Literatura Infantojuvenil e da Promoção da Leitura Literária. Publicou em 2009 na Colibri o livro “Ler em Grupo”.

Pérez Pulido, Margarita, é professora titular do Departamento de Información y Documentación da  Facultad de Ciencias de la Documentación y Comunicación da Universidad de Extremadura (UE). É coordenadora do grupo de investigação Quinari de la UE. As suas principais linhas de investigação são “novas formas de organização de serviços bibliotecários” e “ética e deontologia da informação”. É autora de numerosas publicações em revistas especializadas estrangeiras e espanholas. As últimas monografias publicadas foram “Ethics Management in Libraries and Other Information Services” (2017) e, com Maurizio Vivarelli, “The Identity of the Contemporary Public Library” (2016). Elaborou o código de ética dos profissionais espanhóis, reconhecido desde 2013 pelas FESABID e IFLA. É membro da Oficina de Responsabilidad Social de la UE.

Polo, Marina é doutoranda do Programa FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade. Integra o grupo de investigação Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Investiga na área das Ciências Sociais com especial interesse em Economia Política da Comunicação e Teoria Crítica.

Rodrigues, Estela, é educadora de infância na rede publica do ME, Licenciada em Estudos Portugueses na FLUP, mestre em Psicologia da Educação e Desenvolvimento na FPCEP, com a dissertação "Literacia emergente em contexto de educação de infância". Foi formadora de educadores na ESE do Porto e nas universidades do Minho e de Aveiro. É autora do livro "Pensar a Imagem Olhar o Texto".

Sampaio, Teresa Susana Almeida de Melo, Licenciatura em Antropologia e Mestrado em Patrimónios e Identidades pelo ISCTE; Pós Graduação em Património Cultural Imaterial pela Universidade Lusófona.  Trabalha no Museu Municipal de Palmela promovendo e colaborando em diversos projetos de investigação.

Sequeiros, Paula, é licenciada em História, UP, mestra em Sociedad de la Información y del Conocimiento, UOC, e doutorada em Sociologia, UP. Fez pós-doutoramento no CES, UC, com o tema “A biblioteca no tempo”. Foi bibliotecária, formadora e docente. Foi membro do Executive Board do repositório de Acesso Aberto e-LIS, onde deposita os seus trabalhos. É investigadora do CES, UC, no domínio da Sociologia da Cultura e, em especial, das bibliotecas públicas e da leitura pública.

Silva, Carla, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e pós-graduada em "Leitura, aprendizagem e integração das bibliotecas nas atividades educativas", Universidade do Porto. Mestre em Educação e Bibliotecas com o projeto "Gestão cultural das bibliotecas escolares portuenses: um lugar no palco ou nos bastidores da escola?", Universidade Portucalense. É docente e coordenadora das bibliotecas escolares Alexandre Herculano no Porto.

Sousa, Ângela Marta Ferreira Camolas e, Licenciatura em História pela UAL; Pós Graduação em Ciências Documentais – Arquivo pela FLUL; Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação pela UÉvora. Desde 2015 coordena o Arquivo Municipal.