Oficina

Mediações discursivas que sustentam a pesquisa qualitativa em saúde. Conceções, teorias e métodos na produção bibliográfica no Brasil

Alexandro da Silva (Universidade Federal de São Paulo)

20 de dezembro de 2021, 17h00 (GMT)

Evento em formato digital

Comentadoras: Susana de Noronha (CES) e Eunice Nakamura (Universidade Federal de São Paulo) | Moderação: Mauro Serapioni (CES)

Apresentação

A produção de conhecimento no campo da pesquisa em saúde é polissêmica, multireferenciada em termos teóricos e metodológicos, nos colocando o desafio de  nos situar e situar as pesquisas desenvolvidas neste campo. Por meio de uma revisão de literatura em periódicos do campo da saúde dos últimos 10 anos, apresentaremos um conjunto de indicadores que emergem dessa produção situando nossas compreensões sobre essa heterogeneidade do campo, assim como as implicações dessa condição para a produção de conhecimento. A síntese que apresentaremos traz aproximações a uma discussão que aponta a diversidade de concepções ligadas aos significados e sentidos do que seja pesquisa qualitativa no campo da saúde, a diversidade de metodologias implicadas nessas concepções e os impasses que essas questões trazem ao campo quando observadas sob a perspectiva da produção de conhecimento.

Nota biográfica

Alexandro da Silva é psicólogo. Mestre em Ciências pelo Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo e doutorando pelo mesmo programa e encontra-se em doutorado sandwich pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra sob supervisão de Mauro Serapioni. Alexandro é docente da Universidade Paulista, campus São José dos Campos/SP.

__________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/86985722552?pwd=S3Z0MVduTndTeDNxY3FNc04rWjNEUT09 | ID: 869 8572 2552 | Senha de acesso: 960004

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.