Conversa

António Marujo

Rosalina Costa

6 de janeiro de 2022, 18h00

Teatrão - Oficina Municipal do Teatro (Coimbra)

Moderação: Sílvia Portugal (FEUC/CES)

Apresentação

No contexto da próxima criação do Teatrão (estreia a 9 de dezembro), a partir da obra «da familia», de Valério Romão, o Teatrão organiza, em colaboração com o CES, um ciclo de conversas sobre diferentes aspetos do universo familiar contemporâneo.

da família é um conjunto de doze contos escritos por Valério Romão. Com dramaturgia criada por ele, a partir de cinco dessas histórias, o Teatrão levá-las-á a cena a partir de dezembro. Os cinco episódios familiares têm uma estrutura fabulista, mítica e fantástica, embora paradoxalmente cotidiana. Os episódios não estão propriamente localizados nesta ou naquela época, não fazem parte do passado embora também ali estejam, nem são contemporâneos, embora reconhecíveis no dia a dia. Sem terem qualquer pretensão ensaística, ou formal, o tratamento melodramático, no melhor sentido da palavra, tem uma estrutura épica que, de forma inadvertida ou propositadamente, sabe-se lá, desassossega o receptor.

Notas biográficas

Rosalina Costa
Socióloga e professora no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (Portugal). Doutorou-se em 2011 pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Visiting Student no Morgan Centre for the Study of Relationships and Personal Life/ University of Manchester com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2012 foi-lhe atribuído o Early Stage Family Scholar Award pelo Committee on Family Research da International Sociological Association. É autora de inúmeras publicações com revisão por pares, participa com regularidade nos principais encontros científicos de âmbito nacional e internacional e desde 2014 integra o Editorial Advisory Board da série Contemporary Perspectives in Family Research (SCOPUS).

António Marujo
António Marujo nasceu em Águeda em 1961.  É licenciado em Comunicação Social e jornalista desde 1985. Trabalhou nas redações do Expresso, revista Cáritas e Diário de Lisboa. Colaborou nos programas «Toda a gente é pessoa» (Antena 1) e «Setenta Vezes Sete» (RTP). Em setembro de 1989 integrou o núcleo fundador do Público, onde esteve até janeiro de 2013, sendo responsável pela informação religiosa. Venceu o Prémio Europeu de Jornalismo Religioso na imprensa não confessional (Conferência das Igrejas Europeias e Fundação Templeton) em 1995 e 2006. Publicou, entre outros, Papa Francisco – A Revolução Imparável (Manuscrito, coautoria com Joaquim Franco), Lugares do Infinito (Paulinas), A Lista do Padre Carreira (Vogais), Deus Vem a Público (Pedra Angular), Diálogos com Deus em Fundo (Gradiva, traduzido em Espanha) e Vidas de Deus na Terra dos Homens (Círculo de Leitores). Com Julieta Dias, organizou cinco antologias de textos de Frei Bento Domingues (Temas e Debates/Círculo de Leitores).

Ciclo de Conversas

da família