Projeto de Tese de Doutoramento

Orientação: Madalena Duarte

Programa de Doutoramento: Doutoramento em Sociologia

Financiamento: FCT

A investigação que se propõe conduzir no âmbito do Doutoramento em Sociologia apresenta como tema "As representações dos/as estudantes da Universidade de Coimbra relativamente ao assédio sexual desde a década de 1960". Um dos propósitos que move este estude prende-se com o contributo para a produção científica em Portugal sobre o assédio sexual no contexto das Instituições de Ensino Superior, que até então tem estado largamente voltada para o contexto laboral. Assim, através da compreensão em torno da conceptualização do assédio sexual, pretende-se atender o modo como emergiu, nos debates feministas da década de 1970 até ao momento atual, largamente marcado pelo ativismo e por fenómenos de consciencialização em torno da problemática, como é o caso do #MeToo.

Partindo da década de 1960, um momento de exponencial feminização da Universidade de Coimbra, esta tese propõe articular os entendimentos sobre a feminilidade e masculinidade nos discursos de estudantes, ex-estudantes e documentos com a vitalidade do movimento estudantil.

Através de uma metodologia qualitativa e de uma perspetiva construtivista, esta tese propõe capturar as representações sociais de estudantes através da triangulação de três técnicas de recolha de dados - focus groups, entrevistas semiestruturadas e recolha documental - com o intuito de posteriormente proceder à análise temática.

Este estudo é proposto com o objetivo de impactar socialmente as Instituições de Ensino Superior, em especial a Universidade de Coimbra, conhecendo os entendimentos que sirvam de base para tomar medidas para fazer face ou problema e/ou adequar as existentes à realidade e aos entendimentos da comunidade estudantil.