Helder Macedo

Nota biográfica

Helder Macedo é Emeritus Professor do King´s College na Universidade de Londres, onde, até Setembro de 2004, foi titular da Cátedra Camões, Director Associado do Instituto de Estudos Românicos e editor da revista "Portuguese Studies". Professor visitante da Universidade de Harvard e de Universidades em França, Espanha e no Brasil, esteve ainda como professor e escritor residente em Berkeley, na Universidade da California. Reconhecido poeta, romancista e ensaísta, é membro da Academia de Ciências de Lisboa e do King's College, na Universidade de Londres. De 1993 a 1999, desempenhou funções como Presidente da Associação Internacional de Lusitanistas e, em 2002, recebeu o título de Presidente Honorário. Em 1975, exerceu o cargo de director geral das Artes do Espectáculo e foi Secretário de Estado da Cultura, de 1979 a 1980. Entre as várias distinções que tem recebido destaca-se a de Comendador da Ordem de Santiago da Espada(1993), o "Prémio Casimiro Dantas", atribuído pela Academia das Ciências de Lisboa (1977), o "Prémio Jacinto Prado Coelho", atribuído pela Associação Internacional de Críticos Literários(1999) e o prémio "PEN Club Português" (1999). Os seus actuais interesses de investigação incluem a arte da ficção e da poesia, Literatura e Cultura Britânica e Portuguesa e Pintura Portuguesa Contemporânea. Da sua marcante obra ensaística destacam-se os títulos 'Camões e a Viagem Iniciática' (Moraes Editores, 1980) e 'As Viagens do Olhar: Retrospecção, Visão e Profecia no Renascimento Português' (com Fernando Gil), (Campo das Letras, 1998),'Nós. Uma Leitura de Cesário Verde' (Editorial Presença, 1999)e Do Significado Oculto da Menina e Moça (Guimarães Editores,1999). Como ficcionista e poeta, destacam-se as obras 'Partes de África' (Editorial Presença, 1991), 'Viagem de Inverno', (Editorial Presença,1994), 'Pedro e Paula' (Editorial Presença,1998), 'Vícios e Virtudes' (Editorial Presença, 2000), 'Sem Nome' (Editorial Presença, 2005) e Natália (Editorial Presença, 2009).