Marcelo Firpo de Souza Porto

Nota biográfica

Pesquisador titular do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente realiza pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com o projeto "ECOLOGIA, POLÍTICA E PROMOÇÃO EMANCIPATÓRIA DA SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE O POTENCIAL EMANCIPATÓRIO EM TORNO DA CRISE SOCIOAMBIENTAL". Atua na área de Saúde Coletiva e nos últimos anos vem se dedicando aos seguintes temas: ecologia política e economia ecológica; movimentos por justiça ambiental; processos de vulnerabilização e vulnerabilidade socioambiental; ; produção compartilhada de conhecimentos; promoção emancipatória da saúde em favelas; agrotóxicos e transição agroecológica complexidade, riscos e incertezas; princípio da precaução; ciência pós-normal. Possui graduação em Engenharia de Produção pela UFRJ (1984) e em Psicologia pela UERJ (1991), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1994), com doutorado sandwich (1992-1993) e pós-doutorado (2001-3) em Medicina Social na Universidade de Frankfurt. Atua no programa Saúde Pública (mestrado e doutorado) da ENSP/FIOCRUZ, área de concentração "Processo Saúde-Doença, Território e Justiça Social"; além de participar como docente em diversos cursos de pós-graduação latu sensu e mestrado profissional. També m é docente do Curso de Doutorado Internacional "Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida", oferecido em regime de co-tutela pela Fiocruz e o Centro de Estudos Sociais.