Olga Solovova

Nota biográfica

Olga Solovova é investigadora colaboradora do Centro de Estudos Sociais sendo membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. É Doutorada em Letras (Sociolinguística) pela Universidade de Coimbra (2014). Dentro do CES, co-coordenou, com a Doutora Maria José Carvalho da Biblioteca Norte-Sul, a organização e implementação do ciclo anual de formação avançada "Publicar sem perecer: Sobreviver ao turbilhão" orientado para as/os investigadoras/es em início de carreira. Foi consultora scientífica na equipa do projeto nacional "(De)Othering: Deconstructing Risk and Otherness in the Media", coordenado pela Doutora Gaia Giuliani e Doutora Sílvia Roque, em curso no CES. Entre 2018 e 2020, Olga Solovova foi bolseira Marie Sklodowska Curie e investigadora em pós-doutoramento no Centro de Multilinguismo na Sociedade ao longo da Vida (MultiLing) na Universidade de Oslo, Noruega, com um projeto sobre o papel da língua russa na economia multilingue da fronteira entre a Rússia, Noruega e Finlândia. Os seus interesses de investigação centram-se em questões de ideologia linguística e políticas de língua, construções discursivas de identidade cultural em sociedades multilingues, abordagens multilingues à literacia e alfabetização, abordagens semióticas à construção do espaço social.