Susana Lobo

Nota biográfica

Susana Lobo (Lourenço Marques/Maputo, 1973) é investigadora associada do CES e professora auxiliar no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde leciona desde 1998. É Licenciada em Arquitetura pela Universidade de Coimbra (2002) e Doutorada em Arquitetura, especialidade de Teoria e História da Arquitetura, pela Universidade de Coimbra (2013), com a tese "Arquitetura e Turismo: Planos e Projetos. As cenografias do lazer na costa portuguesa, da 1.ª República à Democracia", no âmbito da qual foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde 2015, integra o programa de doutoramento Coimbra Studio do DArq-FCTUC e é responsável pela unidade curricular de Urbanismo, Arquitetura e Turismo, que criou nesta instituição. É autora de "Pousadas de Portugal: Reflexos da Arquitetura Portuguesa do Século XX" (Coimbra: Imprensa da Universidade, 2007). Tem centrado a sua investigação no estudo das relações entre Arquitetura, Território, Paisagem e Turismo, sua área de especialização, colaborando com diversas publicações da sua área disciplinar e participando em diversos encontros científicos, a nível nacional e internacional. Integrou equipas de diversas iniciativas do CES como o Colóquio Internacional "74-14 O SAAL e a Arquitetura". Coimbra, Centro de Estudos Sociais/Darq-FCTUC, 14 Novembro, 2014; o workshop "Repúblicas: Alojamento Estudantil e Reabilitação Urbana", Workshop Internacional de Arquitetura - Rede PHI, DArq-FCTUC/CES, 17 a 21 Novembro 2014; e a Comissão Organizadora Local da Conferência Internacional IASTE 2018 - "The Politics of Tradition", 4-7 Outubro 2018, CES/Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.