Maria Angélica Marques Coutinho

Nota biográfica

Servidora pública entre 1984-2021, foi Chefe de Gabinete da Secretaria do Audiovisual na Secretaria da Cultura em Brasília, Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Assessora da Secretaria de Políticas de Financiamento, Coordenadora de seleção de projetos do Fundo Setorial do Audiovisual e Assessora de Comunicação da Agência Nacional do Cinema, no Rio de Janeiro, onde ingressou por concurso público em 2011. Trabalhou 26 anos na TV Educativa do Rio de Janeiro exercendo diversas funções, entre elas: editora e roteirista. Professora universitária desde 1990, com mestrado e doutorado em Literatura com ênfase em estudo de roteiro para cinema e TV. É criadora e coordenadora dos cursos de pós-graduação em Roteiro e MBA em Produção Audiovisual. Fez pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Los Angeles sobre gêneros de programas televisivos. Tem experiência na gestão de políticas públicas para audiovisual e de cursos universitários com ênfase em audiovisual. É membro da SOCINE, Sociedade de Estudos do Cinema, e da AIM, Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal. Atualmente é CEO da SIN - Serviços de Inteligência em Negócios, consultoria no mercado audovisual, e faz pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Economia do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra sobre políticas públicas do audiovisual e mídia.