Helena Carrapiço

Nota biográfica

Helena Carrapico é Professora Auxiliar em Relações Internacionais na Universidade de Aston, em Birmingham (Reino Unido) e Sub- Directora do Aston Centre for Europe. É Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2014. Até Agosto de 2014, foi Newton International Fellow na Universidade de Dundee, na Escócia. Helena Carrapico possui o grau de Doutoramento em Ciências Políticas e Sociais atribuído pelo Instituto Universitário Europeu, de Florença, onde desenvolveu uma tese intitulada «A União Europeia e o Crime Organizado: A Securitização de Crime Organizado e seu enquadramento na Construção de uma Política de Segurança". Possuí igualmente um Master of Research pela mesma instituição e um Master of Arts atribuído pelo College of Europe. A sua actividade de investigação concentra-se nas políticas Europeias sobre a luta contra o crime organizado, no contexto da dimensão externa da Area de Justiça e Assuntos Internos. Os seus interesses mais amplos incluem também a Ciber Segurnça, os Estudos Críticos de Segurança, Justiça e Assuntos Internos e segurança europeia em geral. Tem várias publicações em revistas internacionais indexadas sobre questões de segurança Europeia.