Mafalda Esteves

Mafalda Esteves é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2015, integrando atualmente a equipa do projeto "Diversity and Childhood - Changing social attitudes towards gender diversity in children across Europe" (DaC). Anteriormente, foi membro do projeto de investigação "INTIMATE: Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe" (2014-2019) (ERC Starting Grant). Mestre em Investigação e Intervenção Psicossocial pela Universitat de Barcelona com uma tese sobre a importância da organização e ação comunitária na promoção de empowerment psicológico. Em Barcelona desenvolveu trabalho científico e profissional na área da Psicologia Social e Comunitária, nomeadamente, em projetos comunitários que visavam a promoção de redes sociais no combate ao isolamento social a nível local e projetos que colocam a arte como ferramenta para a transformação social, designadamente (Teatro dx Oprimidx). É atualmente doutoranda em Psicologia no CIS/ISCTE-IUL onde desenvolve uma tese intitulada "Sexualidades invisíveis: Cidadania íntima e bem-estar psicossocial na bissexualidade". É membro do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Os seus interesses atuais de investigação incluem a abordagens críticas na Psicologia Social, Movimentos Sociais, Diversidade Sexual e de Género, ativismos LGBTQIA+/Queer, juventude e saúde mental.

Simões, José Alberto; Campos, Ricardo; Pereira, Inês; Esteves, Mafalda; Nofre, Jordi (2018), Digital Activism, Political Participation and Social Movements in Times of Crisis, in Isabel David (org.), Crisis, Austerity, and Transformation - How Disciplinary Neoliberalism Is Changing Portugal. London: Lexington Books, 71-90