Sinara Sandri

Nota biográfica

Pesquisadora em estágio pós-doutoral, integrante da equipe técnica do projeto InovaJuntos, cooperação urbana triangular para Inovação e Sustentabilidade, desenvolvido pelo CES em parceria com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios / Brasil) e financiado pela União Europeia. Doutora em Comunicação e Mestre em História. Trabalha com processos comunicativos em ambiente urbano, em especial aqueles envolvidos em experiências de regeneração de espaços públicos. Dedica grande atenção para produção visual sobre as cidades, em especial em obras fotográficas. Curadora das mostras fotográficas: Diásporas (2019), Emergências do Sul Global (2020), Fotografia e Silêncio (2021) e Terrarium (2022), realizadas pelo Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (Brasil). Integrou a equipe que elaborou o projeto da Fototeca do Rio Grande do Sul (projeto não executado). Fez a assistência de curadoria à exposição Liquid Cities, no Museu de Arte das Américas, da OEA, em Washington. Foi uma dos dez curadores convidados para integrar a mostra Ten by Ten, no FestFoto Houston, em 2022. Como jornalista colaborou na sucursal da Folha de São Paulo, no Rio de Janeiro, e trabalhou durante dez anos como stringer para a agência Thompson Reuters nas "editorias" de saúde, política e economia, tendo acompanhado o início das pesquisas sobre sequenciamento genético e vacinas contra HIV, no Brasil, além de inúmeras matérias sobre a introdução de variedades transgênicas na sojicultura do sul do Brasil. Trabalhou ainda na Revista Globo Rural, em São Paulo. Recentemente, editou o jornal do Nuances (coletivo pela livre expressão sexual) e cobriu o X Congresso do IBDU (Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico). Como assessora de comunicação, foi responsável pela assessoria da Direção Nacional do Movimento Sem Terra e editora do Jornal Sem Terra. Trabalhou ainda em publicações do Cidade (centro de assessoria ao orçamento participativo de Porto Alegre) e no boletim eletrônico voltado a quilombolas do Cohre (Center on Housing Rights and Evictions). Tem experiência na assessoria parlamentar e atuou como coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Com experiência docente no ensino superior da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde trabalhou com jornalismo científico. Tem formação na área de saúde, tendo cursado a faculdade de Medicina.