Angeliki Sifaki


Nota biográfica

Angeliki Sifaki é atualmente investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito de uma Marie Sklodowska-Curie Global Postdoctoral. O seu projeto de investigação atual, intitulado "HomoClassicismos - Ligações Perigosas: Antiguidade Clássica e Movimentos LGBTQ na Grécia, Reino Unido e EUA", é uma colaboração entre o CES e o Departamento de Clássicos da Universidade Estadual de Ohio. Anteriormente, coordenou o projeto "Homonacionalismo Grego: Entrelaçamento da Política Sexual com Questões de Raça e Nacionalismo no Caso dos Movimentos Lésbicos e Gays e Grupos Ativistas Queer na Grécia" (2019-2021), financiado pela Comissão Europeia no âmbito da Marie Sklodowska-IF. Em 2018, concluiu o seu doutoramento em Estudos de Género pela Universidade de Utrecht, na Holanda, especializando-se em questões relacionadas com género e sexualidade, educação e teorias do nacionalismo. Durante os seus estudos de doutoramento, concebeu e desenvolveu o seu próprio projeto de investigação, intitulado "Professoras Lésbicas Gregas: Escola, Nação, Família", o primeiro do género e o único, até à data, para o contexto grego. Angeliki tem uma vasta experiência como Investigadora Principal em projetos de investigação relacionados com minorias étnicas e religiosas, bem como desigualdades educacionais. Em 2020, foi eleita Presidente da AtGender, cargo que ocupou até setembro de 2023. A sua publicação mais recente é o volume editado "Homonacionalismo, Femonacionalismo e Ablenacionalismo: Pedagogias Críticas Contextualizadas" (Routledge, 2022).


Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Waaldijk, Berteke; Sifaki, Angeliki (2023), Feminist Perspectives on Researching Prisons, in E. Just, M. Udén, V. Weetzel, & C. Åsberg (org.), Voices from Gender Studies: Negotiating the Terms of Academic Production, Epistemology and the Logics and Contents of Identity. London: Routledge, 116-120

Ler mais

Livro

Sifaki, Angeliki; Quinan, C.L.; Loncarevic, Katarina (2022), Homonationalism, Femonationalism and Ablenationalism: Critical Pedagogies Contextualised. London: Routledge

Ler mais

Capítulo em Livro

Sifaki, Angeliki; Quinan, C.L.; Loncarevic, Katarina (2022), When Homonationalism Meets Femonationalism Meets Ablenationalism: Contextualised Interventions in Feminist Teaching, in In A. Sifaki, C. L. Quinan, & K. Loncarevic (org.), Homonationalism, Femonationalism and Ablenationalism: Critical Pedagogies Contextualised. London: Routledge, 16-28

Ler mais