Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra, a 15 de Novembro de 1940. É Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É Director Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. De 2011 a 2016, dirigiu o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projecto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu. Tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês, romeno, dinamarquês e polaco.

ORCID

23 e 24 de março de 2021, 09h30-13h00 (Cabo Verde) | 10h30-14h00 (Lisboa)

Seminário | Cooperação internacional, governação e Estado de Direito

Abril 2020 - Março 2021

Especialização e Curso Internacional | Ensino A Distância | Epistemologías Del Sur (5.ª edição | 2020-2021)

14 a 16 de abril de 2021

Congresso Internacional do Projecto ECHOES | Decolonizando o pós-colonial? Patrimônios em Disputa

2021-02-10 JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias

O anti-sistema

2021-01-29 Público

O fim do sonho português?

2021-01-13 JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias

Trump não tomará cianeto

Livro

Santos, Boaventura de Sousa (2021), Decolonising the University: The Challenge of Deep Cognitive Justice.. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing