Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Martins, Bruno Sena (2021), formador no Repensando Género: Arte, Política, Media e Masculinidades, Coimbra, CES.

Martins, Bruno Sena (2021), formador no CURSO INTERNACIONAL A SAÚDE COLETIVA EM DIÁLOGO COM AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Rio de Janeiro / online, Fiocruz.

Martins, Bruno Sena (2020), formador no Curso de Verão A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, Rio de Janeiro, ENSP/Fiocruz.

Martins, Bruno Sena (2020), formador no Epistemologías del Sur - Curso Internacional , Virtual, Centro de Estudos Sociais (CES-UC); Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO); e Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales .

Martins, Bruno Sena (2020), formador no Diálogos na Diversidade: Ação de Formação "Racismo, Direitos e Cidadania", Lisboa , Museu nacional de Etnologia.

Martins, Bruno Sena (2019), formador no Saúde Coletiva em diálogo com as Epistemologias do Sul , Rio de Janeiro, ENSP/Fiocruz.

Martins, Bruno Sena (2019), coordenação do Escola de Verão - Epistemologias do Sul V , Curia, CES.

Martins, Bruno Sena (2019), formador no Minicurso - Para uma descolonização das ciências: epistemologias, procedimentos e resistências., Niterói - Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense - programa de pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza.

Martins, Bruno Sena (2018), formador no Epistemologies of the South - The end of a cognitive empire: what comes next?, Curia, CES.

Martins, Bruno Sena (2018), coordenação do Epistemologies of the South IV - The end of a cognitive empire: what comes next?, Curia, CES.

Martins, Bruno Sena (2018), formador no SAÚDE COLETIVA EM DIÁLOGO COM AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL E A COMUNICAÇÃO, Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Programa de Pós-graduação em Saúde Pública.

Martins, Bruno Sena (2017), formador no Curso de Especialização Avançada em Epistemologias do Sul - 2ª ed., virtual,, CES e CLACSO.

Martins, Bruno Sena (2017), formador no Epistemologies of the South: struggles, knowledges and ideas for the future, Curia - Portugal, CES.

Martins, Bruno Sena (2017), coordenação do Summer School, Epistemologies of the South: struggles, knowledges and ideas for the future, Curia, CES.

Martins, Bruno Sena (2017), formador no Minicurso "Memória e Emancipação Social: interculturalidade e relações étnico-raciais", Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte - Brasil, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Martins, Bruno Sena (2011), coordenação do Arquivos do Silêncio: Estilhaços e Memórias do Império, Lisboa, CES.

Martins, Bruno Sena (2011), formador no Arquivos do Silêncio: Estilhaços e Memórias Império, Lisboa, CES.

Martins, Bruno Sena (2008), formador no Abordagens e Metodologias nos Estudos Pós-Coloniais de Expressão Portuguesa, Coimbra, CES.

Orientações de Teses de Doutoramento

19-02-2021 - Coorientação (com Elia AG Arfini) da tese de Doutoramento "CHRONIQUEERS. Time, care and visibility in narratives from queer people with a chronic illness", da autoria de Mara Pieri.

31-12-2016 - Orientação da tese de Doutoramento "Orientação de EStágio Doutoral no CES - "Estudo sobre o Sistema de Aconselhamento Agrícola de Portugal e sua interface com a extensão rural brasileira"", da autoria de Murilo Didonet de Moraes.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "Epistemologies of the South & Theatre of the Oppressed", da autoria de Hjalmar Joffre-Eichhorn.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "Espiritualidades Insurgentes e Políticas Encantadas: Em Torno do Problema Teológico-Político no Brasil ", da autoria de Lior Zalis.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "Perspectivas críticas sobre desigualdades globais no enfrentamento ao tráfico de substâncias ilícitas e seus impactos em violência e saúde", da autoria de Mayalu Matos Silva.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "Secularism in troubled 'Water' of 'Hindutva': A Case study of Conflict Between Freedom of Expression and Religion in India ", da autoria de Amit Kumar Singh.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "The Role of Human Rights Education in a post-conflict society: the East Timor Case", da autoria de Catarina Alexandra de Marcelino Gomes.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "Universidade e polifonias: Percursos e experiências de estudantes afrodescendentes no ensino superior em Portugal", da autoria de Jessica Bruno .

Supervisões de Projetos de Pós-Doutoramento

15-02-2019 - Supervisão do projeto "Sofrimento social e ajuda mútua entre pessoas que vivem com HIV/aids em uma rede social na internet", da autoria de Lucas Pereira de Melo.

10-02-2019 - Supervisão do projeto "Os impactos da colonização na qualidade da democracia na África lusófona: uma análise comparada dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa do século XX à atualidade", da autoria de Thaís de Oliveira Queiroz.

30-04-2016 - Cosupervisão (com Maria Paula Meneses) "Dimensões do Reconhecimento em Políticas de Diferença/Diversidade na Educação brasileira: Saberes, territórios e intersecções", da autoria de Shirley Aparecida de Miranda.

em curso - Supervisão do projeto "Escovar a Economia Política dos Direitos Humanos a contrapelo: entre Godot e o suplantar do fetichismo do capital", da autoria de António Carlos Silva.

Orientações de Teses de Mestrado

18-09-2014 - Orientação da tese de Mestrado "Um lento Entardecer de Verão: As narrativas pessoais de portadores de retinopatia ", da autoria de Tânia Jesus.

Orientações de Projetos de Pós-doutorandos/as visitantes

2021 - Orientação da tese de "PADECIMENTO PSÍQUICO NA CASA DO SABER: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ATO PATOLÓGICO EM ATENDIMENTOS CLÍNICOS A ESTUDANTES DA UFRJ", da autoria de Maria de Fátima Carneiro Dysman Gomes.

2020 - Orientação da tese de "Ações Afirmativas no Ensino Superior Brasileiro: institucionalização das políticas, inserção e permanência de egressos das cotas no mundo do trabalho", da autoria de Rodrigo Ednilson de Jesus.

2020 - Orientação da tese de "Implementação do Modelo Biopsicossocial da Deficiência no Brasil: limites e possibilidades", da autoria de Lívia Barbosa.

em curso - Orientação da tese de ""Epistemologia da tradição Tupi-Guarani e suas contribuições para a ecologia de saberes em saúde".", da autoria de Marilene Cabral do Nascimento.

Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes

15-09-2019 - Orientação da tese de "Arte, corpo, não-humanos, riscos: outras possibilidades na formação em psicologia", da autoria de DEBORA EMANUELLE NASCIMENTO LOMBA.

15-02-2019 - Orientação da tese de "É gente de quem? Mulheres e pertencimento quilombola em Pinhões", da autoria de Carmen Regina Teixeira Gonçalves.

10-01-2019 - Orientação da tese de "SITUAÇÃO DE POBREZA E ESCOLA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS (ANTI)COLONIAIS", da autoria de Bárbara Bruna Moreira Ramalho.

31-01-2018 - Orientação da tese de "Entre o sagrado, o profano o insano e o possível: versões da maternidade entre usuárias de crack na cidade do Rio de Janeiro"", da autoria de Diana Jenifer Ribeiro de Almeida.

31-12-2017 - Orientação da tese de " TALIDOMIDA NO BRASIL: A HISTÓRIA E A TRAJETÓRIA PARA CONQUISTA DE DIREITOS DAS PESSOAS COM A SÍNDROME TERATOGÊNICA (PRIMEIRA GERAÇÃO, DÉCADAS DE 1960 A 1980)", da autoria de FRANCIELI LUNELLI SANTOS.

31-12-2017 - Orientação da tese de "O PENSAMENTO PÓS-COLONIAL NA OBRA DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E A LITERATURA POS COLONIAL DA ÁFRICA E ÁSIA", da autoria de José Newton Tomazzoni Tavares.

15-12-2017 - Orientação da tese de " INSURGÊNCIAS URBANAS E DIREITO À CIDADE NA PERSPECTIVA DE ATIVISTAS EM BELO HORIZONTE", da autoria de Vitória Régia Izaú.

30-04-2017 - Orientação da tese de " "O Movimento Passe Livre e a crise da participação democrática institucional no Neodesenvolvimentismo Brasileiro"", da autoria de Humberto Machado Lima Junior.

em curso - Orientação da tese de "ABRINDO A "CAIXA-PARDO": Controvérsias, identidades e subjetivação em torno das comissões de heteroidentificação de cotas e políticas raciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.", da autoria de Lucas Santos.