Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Sotero, Luciana (2019), coordenação do Pós-Graduação em Intervenção Sistémica (4ª ed. e-learning), CRIAP.

Sotero, Luciana (2018), formador no Pós-Graduação em Intervenção Sistémica (3ª ed. e-learning), Instituto CRIAP.

Sotero, Luciana (2018), formador no Ciclo de Formações em Avaliação e Intervenção Sistémica, Coimbra, Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar - Delegação Centro.

Sotero, Luciana (2017), formador no Curso On-line de Especialistas em Intervenção Sistémica, Escola Vasco Navarra de Terapia Familiar (Bilbao) e Hospital de Santa Cruz de San Pau (Barcelona) .

Sotero, Luciana (2017), formador no Pós-Graduação em Intervenção Sistémica (2ª ed. e-learning), Instituto CRIAP.

Sotero, Luciana (2016), formador no Pós-Graduação em Intervenção Sistémica (1ª ed. e-learning) , Porto, Instituto CRIAP.

Sotero, Luciana (2016), formador no Ciclo de Formações em Avaliação e Intervenção Sistémica, Coimbra, Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF).

Orientações de Teses de Doutoramento

em curso - Coorientação (com Cristiano Gianolla) da tese de de tese de Doutoramento "As relações entre suicídio e política, colonialismo e democracia. Estudo comparado entre Brasil e Portugal", da autoria de Maria Izabel Braga Weber .

em curso - Coorientação (com Ana Paula Relvas) da tese de de tese de Doutoramento "Intervenção com Cuidadores Familiares de Doentes Oncológicos em Cuidados Paliativos. Um modelo para o processo de mudança", da autoria de Carolina Oliveira.

Supervisões de Projetos de Pós-Doutoramento

em curso - Supervisão do projeto "Cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebal: Estudo comparativo entre Brasil e Portugal", da autoria de Juliana Maciel de Queiroz .

em curso - Cosupervisão (com Ana Paula Relvas) da tese de "Regulação emocional na adultez emergente no Brasil e em Portugal", da autoria de Edna Ponciano.

Orientações de Teses de Mestrado

2019 - Coorientação (com Cristiano Gianolla) da tese de de tese de Mestrado "(Inter)Relações entre migração, redes sociais pessoais e tecnologias de informação e comunicação: Um estudo com migrantes venezuelanos em Portugal", da autoria de Maria Dias.

2019 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "A Adição ao Facebook em Jovens Adultos Portugueses: A influência de variáveis sociodemográficas, da comunicação familiar e da diferenciação do Self", da autoria de Daniela Oliveira Carreira.

2019 - Coorientação (com Ana Cunha) da tese de de tese de Mestrado "Avaliação de crenças básicas sobre a gestão de incêndios florestais: Estudo da versão Portuguesa da Wildfire Management Basic Beliefs (WMBB)", da autoria de Maria Moura.

2019 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "O Stress Parental de Pais-Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral: Variáveis associadas", da autoria de Sandra Neto.

2019 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Qualidade de Vida de Pais-Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral: Que Variáveis a Influenciam?", da autoria de Fábio Fernandes.

2018 - Orientação do projeto de tese de Mestrado ""Let's not forget the family": A systematic review on family relationships during emerging adulthood.", da autoria de Carolina Oliveira.

2018 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "A orientação para o futuro de adultos emergentes portugueses: O papel do stress económico e de variáveis sociodemográficas. ", da autoria de Mariana Sousa.

2018 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Escala de Legados da Família de Origem (ELFO): Estudos de validação numa amostra de adultos Portugueses.", da autoria de Sara Conceição.

2018 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Estudos de Validação da Versão Portuguesa do Inventory of the Dimensions of Emerging Adulthood (IDEA)", da autoria de Miguel Oliveira.

2018 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Estudos de validação do Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation: Family of Origin (SCORE-15-FO) numa Amostra de Adultos Portugueses", da autoria de Mariana Rocha.

2018 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "The impact of technologies in family functioning in different family life cycle stages: A multilevel approach", da autoria de Inês Melo.

2017 - Coorientação (com Ana Paula Relvas) da tese de de tese de Mestrado "As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o Funcionamento Familiar de Famílias com Filhos Pequenos: Relação entre a perceção do impacto das TIC e o número de problemas associados às mesmas no funcionamento familiar", da autoria de Ferreira, S. .

2017 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Estudos Psicométricos da Escala de Adição ao Facebook de Bergen (BFAS) numa Amostra de Jovens Adultos", da autoria de Gustavo Veiga.

2017 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "O Impacto de Variáveis Sociodemográficas e do Funcionamento Familiar na Adição ao Facebook numa Amostra de Jovens Adultos Portugueses", da autoria de Vânia Leite.

2017 - Coorientação (com Ana Paula Relvas) da tese de de tese de Mestrado "O Papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Rituais Familiares em diferentes etapas do Ciclo Vital Familiar", da autoria de Carmen Silva.

2017 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Perceção do Funcionamento Familiar Avaliado pelo SCORE-15 numa Amostra Clínica: Análise Multinível da variabilidade intrafamiliar em duas etapas do ciclo vital", da autoria de Mónica Morais.

2017 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Variabilidade Intrafamiliar na Perceção do Funcionamento Familiar: Estudo multinível com uma amostra comunitária vs. clínica", da autoria de Claudia Fernandes.

2016 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "A Influência da Pressão Económica na Qualidade de Vida Familiar em Famílias com Filhos Jovens Adultos", da autoria de Inês Silvério.

2016 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o Funcionamento Familiar de Famílias com Filhos Adolescentes: Comparação de diferentes grupos de utilizadores das TIC", da autoria de Ana Margarida Cardoso.

2016 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o Funcionamento Familiar em Famílias com Filhos Adultos: Comparação de diferentes grupos de utilizadores das TIC", da autoria de Telma Guedes.

2016 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Comparação do Funcionamento Familiar em Doentes com VIH/SIDA e Tuberculose: Estudo Exploratório no Contexto Angolano", da autoria de António Sacossengue .

2016 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Famílias com jovens adultos em contexto de crise: Pressão económica e funcionamento familiar reportados por pais, mães e filhos jovens adultos", da autoria de Joana Canheto.

2015 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "(Re)Descobrindo a Conjugalidade: Estudo do Impacto de Variáveis Sociodemográficas", da autoria de Andreia Ferreira.

2015 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Adesão aos Tratamentos: Estudo comparativo numa amostra de doentes com tuberculose e malária", da autoria de João Kupessala.

2015 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Avaliação da Aliança Terapêutica na Terapia Familiar: A perspetiva observacional e de autorrelato.", da autoria de Ana Cunha.

2015 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Crenças e Adesão ao Tratamento em Doentes Angolanos com Malária", da autoria de Daniel Longuenda.

2015 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Entre dois olhares: A aliança terapêutica na terapia familiar segundo uma perspectiva observacional e de autorresposta de terapeutas", da autoria de Claudia Tirone.

2015 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Satisfação Conjugal, Amor Romântico, Coping Diádico e Sensibilidade Olfactiva ao longo do Ciclo Vital do Casal: Estudo comparativo", da autoria de Lília Vilas.

2014 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Funcionamento Familiar e Congruência numa Amostra Angolana de Doentes Crónicos.", da autoria de Chivela D..

2014 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "O Funcionamento Familiar de Doentes Alcoólicos: Estudo exploratório no contexto Angolano", da autoria de Tchiwale, I. C. .

2014 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "O Funcionamento Familiar de Doentes com VIH/SIDA: Estudo exploratório no contexto Angolano", da autoria de Evaristo Java.

2014 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "O Impacto da Dor Crónica no Sistema Familiar: A perspetiva de profissionais de Enfermagem", da autoria de Carolina Amaral.

2014 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "O Impacto de Variáveis Sociodemográficas e Familiares nas Crenças e na Adesão ao Tratamento: Estudo exploratório numa amostra de doentes crónicos Angolanos", da autoria de Manuela Cunha.

2014 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Tradução, adaptação e validação do instrumento The Family Impact of Pain Scale (FIPS) para a população portuguesa.", da autoria de Sandra Branco.

2013 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Aliança Terapêutica, Retenção e Dropout em Terapia Familiar: Aliança dos Clientes e das Famílias e os Contributos dos Terapeutas", da autoria de Cristina Macedo.

2013 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Relação entre Características dos Terapeutas e Contributos para a Força da Aliança Terapêutica no Contexto da Terapia Familiar Sistémica", da autoria de Mafalda Abreu.

2013 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Terapia Familiar Sistémica com Famílias Voluntárias e Involuntárias: Contribuições do Terapeuta para a Aliança Terapêutica.", da autoria de Ana Rita Moura.

2012 - Coorientação (com Sofia Major) da tese de de tese de Mestrado "Adaptação do SCORE-15 para a População Angolana: Estudo exploratório com uma amostra não-clínica", da autoria de Sambuta, A. L..

2012 - Coorientação (com Ana Paula Relvas) da tese de de tese de Mestrado "Aliança Terapêutica em Terapia Familiar Sistémica Com Clientes Voluntários e Involuntários: Microanálise das Contribuições dos Terapeutas", da autoria de Figueiredo, M. J. .

2012 - Coorientação (com Ana Paula Relvas) da tese de de tese de Mestrado "Clientes Involuntários e Construção da Aliança Terapêutica em Casos Com e Sem Melhorias. Análise das Dimensões Envolvimento e Conexão Emocional.", da autoria de Marta Marques.

2012 - Coorientação (com Ana Paula Relvas) da tese de de tese de Mestrado "Construção da Aliança Terapêutica em Casos Contrastantes com Clientes Involuntários: Microanálise das dimensões intra-sistema (Segurança e Sentimento de Partilha de Objetivos)", da autoria de Neves, H. M. .

2012 - Coorientação (com Sofia Major) da tese de de tese de Mestrado "Estratégias de Coping Familiar e Qualidade de Vida em Angola: Estudo exploratório com doentes com VIH/SIDA em contexto Militar.", da autoria de Palmira Correia.

2012 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Estratégias de Coping Familiar e Qualidade de Vida em Doentes com Tuberculose: Estudo exploratório em contexto militar.", da autoria de Angelina, M. A..

2012 - Coorientação (com Sofia Major) da tese de de tese de Mestrado "Fatores de Proteção e de Vulnerabilidade na Gravidez na Adolescência: Estudo exploratório das práticas educativas em Angola", da autoria de Hawala, T. O. .

2012 - Coorientação (com Sofia Major) da tese de de tese de Mestrado "Gravidez na Adolescência no Contexto Angolano: Estudo acerca dos fatores de risco e proteção, com enfoque no funcionamento familiar.", da autoria de Gembi, F. T..

2012 - Coorientação (com Sofia Major) da tese de de tese de Mestrado "Impacto das Variáveis Sociodemográficas e Familiares no Funcionamento Familiar Avaliado pelo SCORE-15: Estudo exploratório numa amostra Angolana não-clínica", da autoria de Cardoso, L. G. .

2012 - Coorientação (com Sofia Major) da tese de de tese de Mestrado "Primeira Gravidez na Adolescência versus Idade Adulta: Estudo comparativo em contexto Angolano", da autoria de Domingues, R. A. .

2012 - Coorientação (com Sofia Major) da tese de de tese de Mestrado "Qualidade de Vida e Resiliência Familiar na Malária: Estudo exploratório num amostra Angolana em contexto militar", da autoria de Chamuene, E. B. .

2012 - Orientação do projeto de tese de Mestrado "Rutura e Reparação da Aliança Terapêutica na Terapia Familiar Sistémica: Estudo exploratório com clientes involuntários", da autoria de Leitão, B. S. .