Maria José Canelo

Maria José Canelo é investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 2002, integrando a Linha Temática 'A Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos" e Professora Auxiliar na Secção de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Estudos Americanos na Universidade de Nova Iorque, defendendo a tese "Carey McWilliams and the question of cultural citizenship in the 1940s". Obteve os graus de mestrado (em Estudos Anglo-Americanos) e licenciatura (em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês e Alemão) na Universidade de Coimbra. Lecciona na Licenciatura em Línguas Modernas, 2º ciclo em Ensino de Inglês e 2º ciclo de Estudo de Cultura, Literatura e Línguas Modernas e 3º ciclo em Línguas Modernas: Literatura, Cultura, Tradução, sendo coordenadora do programa de 2º ciclo em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas, na FLUC. Tem integrado várias equipas de investigação em projectos do NHUMEP, de que destaca "A Representação da Violência e a violência da representação" e "Memória, Violência e Identidade: Novas Perspectivas Comparadas sobre o Modernismo". Os seus actuais interesses de investigação incluem as seguintes áreas e temas: estudos americanos e interamericanos; estudos literários e culturais; questões de identidade nacional e imigração; cidadania cultural; o modernismo e revistas literárias; interculturalidade; estudos visuais.

Canelo, Maria José (2022), ""Paul Beatty's The Sellout as Allegory of the U.S. Carceral System"", Atlantis - Journal of the Spanish Association for Anglo-American Studies, 44 (Dec.2022), 2, tba

Canelo, María José (2021), Carey McWilliams' activism and the democratic human rights tradition, in María Herrera-Sobek, Francisco Lomelí e Luz Angélica Kirschner (org.), Human Rights in the Americas. Oxon and New York: Routledge, 181-195

Livro

Caldeira, Isabel; Canelo, Maria José; Cholant, Gonçalo (orgs.) (2021), Reinventar o Social: movimentos e narrativas de resistência nas Américas / Reinventing the Social: Movements and Narratives of Resistance in the Americas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra