Maria José Canelo

Maria José Canelo é investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 2002, integrando o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz e Professora Auxiliar na Secção de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Estudos Americanos na Universidade de Nova Iorque, defendendo a tese "Carey McWilliams and the question of cultural citizenship in the 1940s". Obteve os graus de mestrado (em Estudos Anglo-Americanos) e licenciatura (em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês e Alemão) na Universidade de Coimbra. Lecciona na Licenciatura em Línguas Modernas, 2º ciclo em Ensino de Inglês e 3º ciclo em Línguas Modernas: Literatura, Cultura, Tradução, sendo coordenadora do programa de 2º ciclo em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas, na FLUC. Tem integrado várias equipas de investigação em projectos do NHUMEP, de que destaca "A Representação da Violência e a violência da representação" e "Memória, Violência e Identidade: Novas Perspectivas Comparadas sobre o Modernismo". Os seus actuais interesses de investigação incluem as seguintes áreas e temas: estudos americanos e interamericanos; estudos literários e culturais; questões de identidade nacional e imigração; cidadania cultural; o modernismo e revistas literárias; interculturalidade; estudos visuais.

Canelo, Maria José (2019), "Redefining the Terms of National Belonging in War and Peace, in Randolph Bourne's Critique of the Great War", American and British Studies Annual, 12, 9-23

Canelo, Maria José (2019), "Spectacles of violence: passivity and agency in photographs of the Civil Rights and Black Lives Matter movements", in Maria Antónia Lima (org.), Everything is a Story: Creative Interactions in Anglo-American Studies. VN Famalicão: Húmus, 159-174.

Canelo, Maria José (2019), "Telling stories from pictures: visual close reading tools for a critical visual literacy.", in Ana Luís, Adélia Nunes, Cristina Mello, Judite Carecho, Ana Isabel Ribeiro (org.), A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 161-180