Rui Lobo

rlobo@uc.pt

Rui Lobo (Lourenço Marques/Maputo, 1970) é investigador do CES e professor auxiliar no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde lecciona desde 1994. Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade de Coimbra em 1994, realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na FCTUC em 2000 e doutorou-se em 2010, na Universidade de Coimbra, com a tese "A Universidade na Cidade. Urbanismo e arquitectura universitários na Península Ibérica da idade média e da primeira idade moderna". Tem produzido investigação em história da arquitectura e do urbanismo, em particular no campo da história da arquitectura, das tipologias e do urbanismo universitários e no campo da história da arquitectura portuguesa e da arquitectura jesuita. Foi Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura da FCTUC entre 2011 e 2015. Foi Subdiretor do Departamento de Arquitetura da FCTUC entre 2015 e 2018. É Vice-Coordenador do Curso de Doutoramento em Arquitetura (Coimbra-Studio) da FCTUC, desde Maio de 2014.

Lobo, Rui (2020), "From Sculpture to Architecture. Jean de Rouen at the Monastery of Santa Cruz of Coimbra (cª.1528-1535)", digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, João de Ruão. Arquiteto e Escultor do Renascimento Europeu, 7 / Dezembro 2020, 81-107

Lobo, Rui (2020), Os Colégios de Jesus e das Artes: cronologia da sua construção (1547-1759), in Carlota Simões, Margarida Miranda, Pedro Casaleiro (org.), Visto de Coimbra. O Colégio de Jesus entre Portugal e o Mundo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 33-64

Lobo, Rui (2020), The jesuit buildings of Coimbra during the time of Francisco Suárez, in Mário Santiago de Carvalho, Manuel Lázaro Pulido, Simone Guidi (org.), Francisco Suárez, Metaphysics, Politics and Ethics. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 543-554