Rui Lobo

rlobo@uc.pt

Rui Lobo (Lourenço Marques/Maputo, 1970) é investigador do CES e professor auxiliar no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde lecciona desde 1994. Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade de Coimbra em 1994, realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na FCTUC em 2000 e doutorou-se em 2010, na Universidade de Coimbra, com a tese "A Universidade na Cidade. Urbanismo e arquitectura universitários na Península Ibérica da idade média e da primeira idade moderna". Tem produzido investigação em história da arquitectura e do urbanismo, em particular no campo da história da arquitectura, das tipologias e do urbanismo universitários e no campo da história da arquitectura portuguesa e da arquitectura jesuita. Foi Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura da FCTUC entre 2011 e 2015. Foi Subdiretor do Departamento de Arquitetura da FCTUC entre 2015 e 2018. É Vice-Coordenador do Curso de Doutoramento em Arquitetura (Coimbra-Studio) da FCTUC, desde Maio de 2014.

Lobo, Rui (2020), "A construção dos novos estabelecimentos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, dirigida por Guilherme Elsden", Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, 50, 271-293

Lobo, Rui; Murtinho, Vítor; Maia da Silva, Nuno (2019), "O Claustro Principal do Convento de Cristo em Tomar. A obra maior de Diogo de Torralva", Mounumentos, 37, 120-127

Livro

Lobo, Rui; Couceiro, Mauro Costa (orgs.) (2019), Caminhos Futuros do Património Desaparecido. Colóquio Internacional sobre reconstituições 3D de património arquitetónico desaparecido. Coimbra: Centro de Estudos Sociais