Sara Araújo

sara@ces.uc.pt

Sara Araújo doutorou-se em Sociologia do Direito com uma tese sobre pluralismo jurídico e Epistemologias do Sul. Fez parte da equipa de coordenação do Projeto Alice, hoje transformado em Programa de Investigação em Epistemologias do Sul. Pertence ao coletivo que coordena a Universidade Popular dos Movimentos Sociais na Europa. Fez parte do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa (2003-2005), foi membro da equipa de investigadores/a do Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Moçambique (2005-2006) e investigadora associada do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (2008-2010). É co-coordenadora da Escola de Verão das Epistemologias do Sul. Foi co-organizadora do livro "A dinâmica do pluralismo jurídico em Moçambique" (2014) e publicou vários artigos em revistas científicas sobre a justiça em Moçambique e a descolonização do Estado e do direito. É co-autora de dois capítulos no livro "Retratos da justiça moçambicana: Redes informais de Resolução de conflitos em espaços urbanos e rurais" (Org. André Cristiano José, 2016); autora, entre outros, de um capítulo no livro "Epistemologias do Sul" (org. Karina Bidaseca e Maria Paula Meneses, 2018), um capítulo no livro "A ciência ao serviço do Desenvolvimento? Experiências de países africanos falantes de língua oficial portuguesa" (org. Teresa Cruz e Silva e Isabel Casimiro, 2015), um capítulo no livro "In Search of Justice and Peace. Traditional and Informal Justice Systems in Africa (Org. Manfred Hinz e Clever Mapaure, 2012)"; um capítulo no livro "Pluralismo Jurídico. Os novos caminhos da contemporaneidade" (Org. Antônio Wolkmer, 2010). Os seus interesses de investigação incluem pluralismo jurídico, constitucionalismo transformador, cartografias jurídicas pós-abissais, direitos humanos e interculturalidade, educação popular, ecologia de saberes e de justiças. Tem experiência de trabalho de campo em Portugal, Moçambique e Timor-Leste. Em 2008 recebeu o prémio Agostinho da Silva atribuído pela Academia de Ciências de Lisboa.

Meneses, Maria Paula; Ramos Gonçalves, Marisa; Araújo, Sara (2018), "Sé mak tesi lia? Interlegalidade e Hibridismo dos Sistemas de Justiça em Timor-Leste", Revista da Faculdade de Direito, Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, 1, 1, 243-275

Araújo, Sara (2018), O primado do direito e as exclusões abissais. Reconstruir velhos conceitos, desafiar o cânone, in Maria Paula Meneses e Karina Bidaseca (org.), Epistemologias do Sul. Ciudad Autónoma de Buenos Aires e Coimbra: CLACSO e CES, 347-366

Santos, Boaventura de Sousa; Araújo, Sara; Baumgarten, Maíra (2016), "As Epistemologias do Sul num mundo fora do mapa", Sociologias, 18, 43, 14-23