Sofia José Santos

Sofia José Santos é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Economia e Investigadora Integrada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É também investigadora associada no OBSERVARE, Universidade Autónoma de Lisboa. Tem uma pós-graduçaão em Ciências da Comunicação pelo ISCTE-IUL, é doutorada e mestre em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e licenciada em Relações Internacionais pela mesma universidade. Anteriormente, foi investigadora em pós-doutoramento no OBSERVARE/UAL (2015/2016) e no CES (2015) e investigadora e coordenadora de media e comunicação no Promundo-Europa (2014-2015). Pertenceu à equipa de investigação do Flemish Peace Institute enquanto visiting scholar e foi vsiting fellow na Universiteit Utrecht. Foi ainda de 2008 a 2014 co-coordenadora e co-editora do Boletim P@x, publicação periódica do Grupo de Estudos para a Paz do NHUMEP. Os seus actuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com media, masculinidades e prevenção da violência; digital rights e contentious politics;estudos críticos da internet; literacia mediática; representações mediáticas e securitização; media e políticas externas.

Santos, Rita; Roque, Sílvia; Santos, Sofia José (2018), "De-securitising 'the South in the North'? Gendered Narratives on the Refugee Flows in the European Mediascape", Contexto Internacional, 40, 3, 453-477

Santos, Sofia José; de Sousa Carvalho, Alexandre (2018), "Violência cultural, masculinidades e publicidade:a campanha "É de homem!" da L'Oréal em Portugal", Organicom, 15, 28, 206-222

Santos, Sofia José; de Sousa Carvalho, Alexandre (2017), A Internet como Espaço Económico e de Segurança, in Luís Moita e Luís Valença Pinto (org.), Espaços Económicos e Espaços de Segurança. Lisboa: UAL, OBSERVARE, 693-726