Sofia José Santos

Sofia José Santos é Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde coordena o projeto DeCodeM como Investigadora Principal, e onde tem desenvolvido, desde 2008, investigação sobre media e intervencionismo global; representações mediáticas, agency e processos de securitização; media e política externa; internet e tecnopolítica; e media e masculinidades. Dentro do CES, é também investigadora e coordenadora de comunicação do Promundo-Portugal, co-editora do Alice News e co-coordenadora do NHUMEP. Desde 2016, integra como Investigadora Associada o Centro de Investigação OBSERVARE da Universidade Autónoma de Lisboa. É doutorada e mestre em "Política Internacional e Resolução de Conflitos" pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e licenciada em Relações Internacionais pela mesma universidade, tendo também um diploma de Estudos Avançados em "Ciências da Comunicação" pelo ISCTE-IUL. Anteriormente, foi Professora Auxiliar Convidada no núcleo de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2016-2019), investigadora em pós-doutoramento no OBSERVARE/UAL (2015/2016) e no CES (2015), e investigadora e coordenadora de media e comunicação no Promundo-Europa (2014-2015). Pertenceu à equipa de investigação do Flemish Peace Institute enquanto visiting scholar, na linha de "Paz e Sociedade", e foi Marie Curie fellow no departamento de Antropologia da Universiteit Utrecht. Para além de publicações, conferências e projetos de investigação nacionais e internacionais, destaca-se também no seu percurso o seu trabalho de co-coordenação e co-edição do Boletim P@x do Grupo de Estudos para a Paz do NHUMEP, o seu envolvimento com movimentos sociais (e.g. Academia Cidadã; Cidadãos por Coimbra) e redes internacionais (e.g. EDEN, Orecomm, MenCare, MenEngage) bem como trabalhos que desenvolveu para think tanks, fundações e agências de desenvolvimento internacionais, como o NOREF, a UKAid, a Palladium e o Promundo-US. Os seus actuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com media, masculinidades e prevenção da violência; digital rights e contentious politics;estudos críticos da internet; representações mediáticas e securitização; media e políticas externas.

Santos, Rita; Roque, Sílvia; Santos, Sofia José (2018), "De-securitising 'the South in the North'? Gendered Narratives on the Refugee Flows in the European Mediascape", Contexto Internacional, 40, 3, 453-477

Santos, Sofia José; de Sousa Carvalho, Alexandre (2018), "Violência cultural, masculinidades e publicidade", Organicom, 15, 28, 206-222

Santos, Sofia José; de Sousa Carvalho, Alexandre (2017), A Internet como Espaço Económico e de Segurança, in Luís Moita e Luís Valença Pinto (org.), Espaços Económicos e Espaços de Segurança. Lisboa: UAL, OBSERVARE, 693-726