Stefania Barca

Stefania Barca (Nápoles 1968) é investigadora doutorada do CES. Obteve o seu Doutoramento em História Económica pela Universidade de Bari (Itália) em 1997; possui agregação como professora associada em História Contemporánea e em História Económica pelo Ministério da Educação, Universidade e Investigação (MIUR) na Itália, e lecciona em Ecologia Política nos programas de doutoramento do CES/UC. Em 2005-06 foi investigadora visitante no âmbito do Programa de Estudos Agrários da Universidade de Yale, e de 2006 a 2008 foi pós-doutoranda 'Ciriacy Wantrup' na Universidade de California em Berkeley, em 2015-16 tem sido Guest Researcher no Instituto Pufendorf da Universidade de Lund. As suas publicações incluem três livros e artigos em revistas de História Económica, História Ambiental, Economia Ecológica. A sua última monografia, Enclosing Water. Nature and Political Economy in a Mediterranean Valley (Cambridge, UK: White Horse Press 2010) recebeu o prémio Turku em 2011. Foi vice-presidente do conselho científico do CES, co-diretora do programa de doutoramento em 'Democracia no século 21' (2012-15) e co-coordenadora do núcleo 'Políticas sociais, trabalho e desigualdades' (2010-14). Foi vice-presidente da Sociedade Europeia de História Ambiental (ESEH) entre 2011 e 2013 e membro do Supervisory Board do projecto ITN 'Entitle'; membro do comité editorial da revista Environmental History (Oxford UP) entre 2014 e 2017. Os seus atuais interesses de investigação abrangem a relação entre trabalho e ambiente, a justiça ambiental, o decrescimento, e o 'commoning'.

Medeiros, Marcílio Sandro de; Augusto, Lia Giraldo da Silva; Barca, Stefania; Sacramento, Daniel Souza; Neta, Inez Siqueira Santiago; Gonçalves, Isabela Cristina; Costa, André Monteiro (2018), "A saúde no contexto de uma reserva de desenvolvimento sustentável: o caso de Mamirauá, na Amazônia Brasileira", Saúde e Sociedade, 27, 1, 128-148

Barca, Stefania (2018), The ecologies of labour, in Silvio Cristiano (org.), Through the Working Class Ecology and Society Investigated Through the Lens of Labour. Venice: Ca' Foscary U.P., 25-34

Cavazza, Stefano; Barca, Stefania (2018), "Storia politica e storia dell'ambiente in Italia", Ricerche di Storia Politica, 1, 63-74