Vanda Amaro Dias

Vanda Amaro Dias é investigadora da área dos Estudos para a Paz no Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais, Professora Auxiliar na Universidade Portucalense e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na área de Relações Internacionais. Tem experiência letiva nos 3 ciclos de estudos, incluindo a orientação de dissertações de mestrado e a participação em júris de provas académicas. Doutorada em Relações Internacionais: Política Internacional e Resolução de Conflitos, pela Universidade de Coimbra. Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, com especialização em Estudos Europeus, pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Nova de Lisboa. É ainda membro da Comissão de Curso em Relações Internacionais na Universidade Portucalense. Os seus interesses de investigação incidem sobre os estudos sobre a paz, estudos de segurança, política externa, União Europeia, Rússia e espaço pós-soviético. Tem publicado vários capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais sobre essas temáticas.

Dias, Vanda Amaro; Freire, Maria Raquel (2018), Russia and the Arab Spring: A Counter-revolutionary Power in the MENA Region, in Çakmak, Cenap; Özçelik, Ali Onur (org.), The World Community and the Arab Spring. London: Palgrave MacMillan, 161-183

Dias, Vanda Amaro (2018), "The battle of giants: the collision of EU and Russian foreign policies towards the contested neighbourhood and the Ukrainian crisis", Debater a Europa, 18, 63-83

Dias, Vanda Amaro (2018), The Cold War and the USSR: perceptions and interactions with Europe, in Ribeiro, Maria; Rollo, Maria; Valente; Isabel; Cunha Alice (org.), Citizenship, Politics, Security and Scientific Culture. Coimbra: CEIS 20, 271-288