Conferência

A retradicionalização frívola: fim e permanência da tradição na poesia brasileira contemporânea

Iumna Simon (Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas)

24 de março de 2011, 11h00

Sala de Seminários do IENA, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Resumo

Na dinâmica da poesia brasileira dos últimos 30 anos houve uma transformação do significado e dos usos da tradição. No quadro histórico do chamado colapso da modernização, a tradição ressurgiu sob novas roupagens e variadas formas de apropriação que se traduzem em modalidades de institucionalização e esteticismo. Os poetas não têm se empenhado numa discussão artística e na definição de programas estéticos, assumindo-se, quase todos, como pluralistas e praticantes de intertextualismos, à mercê de modelos anteriores. Ainda assim, as incorporações que fazem do passado, em particular do modernismo, incluindo-se as vanguardas dos anos de 1950, não podem ser chamadas de tradicionalistas nem de inovadoras. Apresento  a idéia de uma retradicionalização frívola para discutir as implicações estético-políticas dessa persistência do legado da  tradição na poesia contemporânea do Brasil.

Nota biográfica

Iumna Simon é professora  do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada  da  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP, São Paulo – Brasil) e do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem  da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Campinas - Brasil). Foi professora visitante do Departamento de Espanhol e Português e do Center for Latin American Studies da Yale University; professora convidada da New York University e outras universidades brasileiras e estrangeiras. Publicou, entre outros livros, Drummond: uma poética do risco, Poesia Concreta  (em co-autoria); Território da Tradução (Org.); Poesias Completas de Álvares de Azevedo. Edição crítica de Péricles Eugênio da Silva Ramos (Org.); Modernidade e tradição na literatura brasileira: diversidades regionais (Org.). Sua produção ensaística mais recente, publicada em livros e periódicos nacionais e internacionais, tem se concentrado em abordagens teóricas, históricas e críticas da poesia brasileira contemporânea, do concretismo dos anos 1950 à  atualidade.

Nota: Conferência no âmbito do Programa de Doutoramento "Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais" (FLUC/CES).