Seminário

Uma Jeremíada Americano-Finlandesa

Roy Goldblatt (Universidade da Finlândia Oriental)

3 de maio de 2011, 17h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo
Na literatura norte-americana, uma jeremíada era um ritual concebido para combinar a crítica social com renovação espiritual, identidade pública com identidade privada, os inconstantes “sinais do tempo” com certas metáforas, temas e símbolos tradicionais. A minha jeremíada contemporânea irá “pregar” sobre a destruição de comunidades iniciada nos bairros urbanos aquando a fuga para os subúrbios após a 2ª Guerra Mundial, dando especial atenção ao exemplo de Brooklyn, com a perda da sua equipa de basebol, a destruição causada pela mudança da equipa profissional e dos costumes, e, finalmente, os actuais problemas enfrentados pela comunidade académica devido à implementação de estruturas e procedimentos de gestão empresariais.

 

Nota biográfica
Roy Goldblatt é especialista em Literatura e Cultura Norte-Americana no Departamento de Inglês da Universidade da Finlândia Oriental, onde lecciona desde 1979. A sua dissertação, publicada em 2002, intitula-se Payment is Extracted: Mechanisms of Escape into America in Immigrant and Post-Immigrant Jewish American Fiction [Pagamento Extorquido: Mecanismos de Fuga para a América na Ficção Judaico-Americana Imigrante e Pós-Imigrante]. O seu mais recente interesse recai nos Estudos Críticos da Branquitude. Participou como orador em inúmeras conferências sobre Estudos Norte-Americanos, tanto na Europa como nos Estados Unidos da América, e tem artigos publicados em várias revistas científicas europeias e norte-americanas.
 

Organização: Núcleo Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) e Programa de Doutoramento "Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais"