Sessão cinematográfica e debate

Graça Capinha

13 de fevereiro de 2013, 17h00

Anfiteatro IV, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Projeção e discussão do video-documentário O Não-Dito, o Interdito e o Inaudito. Escrita Criativa e Poéticas de Resistência em Portugal (1990-2010), da autoria de Graça Capinha e Feliciano Mira, que retrata a situação e o papel social da poesia portuguesa contemporânea, fora de Lisboa e do Porto. Realizado no âmbito do Projecto inter-transdisciplinar "Novas Poéticas de Resistência: O Século XXI em Portugal"  (CES/FCT, 2007-2011) a apresentação contará com a presença dos autores.

Este documentário pretende não só ilustrar, mas também colocar em discussão a situação da poesia portuguesa contemporânea, pretendendo sobretudo compreender qual o papel social que esta forma de arte desempenha em Portugal, passados que são quase 40 anos após o 25 de abril de 1974. Sofrendo as consequências de uma centralidade sistémica que parece nunca ter chegado a abandonar a sociedade portuguesa, nomeadamente no que às artes diz respeito, as formas de poesia encontradas, nos mais de três anos em que o projeto se desenvolveu, parecem ser (e permanecer) completamente invisíveis e inaudíveis nos grandes centros difusores da cultura portuguesa, Lisboa e Porto, que ficaram propositadamente fora desta observação. Com base em muitas entrevistas (a poetas, editores, bloggers, vereadores da cultura, etc.) e mostrando também algum trabalho, desenvolvido no/pelo CES, a nível de escrita criativa , este documentário demonstra a preocupação que alguns ainda têm com a permanência de formas de intervenção poética no social, dando voz a algum desconforto sentido por alguns dos/as atores/as envolvidos/as.

Organização: Programa de Doutoramento "Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais" (CES/FLUC) e Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), em colaboração com o Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.