Seminário

Planeamento Urbano Insurgente: Reflexões teóricas e práticas espaciais

Elson Manoel Pereira (Universidade Federal de Santa Catarina)

22 de março de 2019, 10h30

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Combinando antigas e novas formas estratégicas de luta, práticas sociais insurgem no cenário urbano e buscam contornar o cerceamento do espaço urbano pelo capital financeiro, utilizando-se de formas alternativas de apropriação do espaço e de territorialização para ocupar os espaços da cidade e reinvindica-lo enquanto bem comum. O seminário abordará essas práticas na cidade de Florianópolis/Brasil, fazendo a ligação com a reflexão internacional.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento em «Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas» (CES/FEUC)


Nota biográfica

Elson Manoel Pereira - Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, o responsável pelo Seminário foi Prof. da Cátedra CAPES de Ciência Sociais e Humanas em 2016.

Doutorado em Urbanisme et Aménagement - Institut d'Urbanisme de Grenoble (1999) e Pós-doutorado no Institut de Geographie Alpine (Grenoble). Atualmente é professor de Planejamento Urbano do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e foi Secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR. É ainda professor visitante na Universidade de Grenoble.