Sessão Cinematográfica + Debate

20 de dezembro de 2018, 17h00

Sala 705 (7.º piso), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Sinopse

O mundo do fotógrafo, artista plástico e poeta Fernando Lemos, é um mundo ferozmente despojado de qualquer lógica externa, diz o seu amigo Jorge de Sena, e a sua obra é fortemente influenciada pelo surrealismo. "O que mais admiro no surrealismo é esse sentido de liberdade total. Uma espécie de sonho, ou de ilusão", afirmava o artista. Partindo da fotografia de uma menina tirada por Lemos numa feira em 1949, ele retorna a Portugal para reencontrar a sua modelo quase 60 anos depois de ter captado a imagem. Este acaso surge como ponto de partida para outra viagem: aquela que nos leva de volta à sua obra fotográfica e ao surrealismo. O documentário brinda-nos com os testemunhos de Sophia de Mello Breyner, António Pedro, Mário de Cesariny e Jorge de Sena, amigos, companheiros e grandes nomes da cultura portuguesa.

Melhor Filme Português sobre Arte no Festival Temps d’Image 2011 (Portugal).

O realizador estará presente para participar no debate após a projeção.

Nota biográfica

Luís Alves de Matos - Licenciado em Realização pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa, colabora desde 1993 em diferentes projectos de criação contemporânea, realizando desde então vários filmes documentais sobre artistas plásticos portugueses. Funda em 2001 a produtora Amatar Filmes, dando continuidade à produção e realização independente de documentários no campo da arte contemporânea e de filmes experimentais.

Foi premiado em 1999 nos X Encontros Internacionais de Cinema Documental da Malaposta com o documentário A Fazer o Mal e distinguido, em 2008 e 2011, com o Prémio Melhor Filme Português dos Prémios de Cinema Temps D' Images respectivamente com os filmes  Lost in Art - Looking For WittgensteinLuz Teimosa.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento Transdisciplinar "Discursos: História, Cultura e Sociedade".