Aula Aberta

«O Quebra-Vozes»: o Humor e a Política

Nuno Amaral Jerónimo (Universidade da Beira Interior)

13 de dezembro de 2018, 14h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Apresentação

Num mundo profusamente dilacerado pela multiplicidade de narrativas mediáticas, o humor no discurso público surge como uma aparente necessidade retórica de captar a atenção do ouvinte, do receptor, do eleitor.

Nesta aula aberta discute-se a compreensão intersubjectiva do discurso humorístico, o papel simultaneamente subversivo e normativo do humor, a dimensão política da comédia e a dimensão cómica da política.

Como fio condutor, pensa-se a história que nos trouxe dos bobos da corte medievais à corte de bobos contemporânea.

Nota biográfica

Nuno Amaral Jerónimo - Professor Auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior desde 2015. Assistente Convidado no mesmo Departamento entre 1998 e 2015.
Doutorado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior, com a tese intitulada “Humor na Sociedade Contemporânea”.
Responsável pelas disciplinas de Sociologia da Cultura e da Comunicação, Sociologia do Consumo e da Moda, Teorias da Cultura, e Oficina de Escrita Criativa.
Director de comunicação e redactor do projecto criativo colaborativo “New Hand Lab”, na Covilhã.
Autor de Como Ficar Estupidamente Culto em Apenas 10 Minutos.
Colaborador do Inimigo Público, entre 2004 e 2008.
Colunista semanal do jornal O Interior, entre 2000 e 2015.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento Transdisciplinar "Discursos: História, Cultura e Sociedade" (FLUC/FEUC/CES)