Conferência

Pandemics and rare diseases: STS perspectives

Rob Hagendijk (University of Utrecht/University of Amsterdam)

27 de maio de 2021, 17h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

Rob Hagendijk (University of Utrecht/University of Amsterdam) vai apresentar a sua investigação colaborativa atual em que tem estado envolvido em a) respostas nacionais à Covid-19; e b) a evolução das políticas em relação a doenças raras e medicamentos órfãos nos Países Baixos e UE. Irá fazer esta abordagem do ponto de vista dos STS sobre as relações em mudança entre públicos, política e peritos no mundo contemporâneo.
 

Nota biográfica

Rob Hagendijk foi Professor da Universidade de Amesterdão, e continua a colaborar com o Departamento de Ciência Política da Universidade como investigador na área dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade (STS), uma área em que tem sido particularmente ativo desde a década de 1970 e em que obteve o seu doutoramento, e continua a trabalhar como membro do Amsterdam Institute Social Science Research e do seu grupo de investigação 'Transnational Configurations, Conflict and Governance’.

O seu trabalho de investigação tem incidido sobre teoria social e política e estudos sociais da ciência, com investigação empírica sobre as relações da ciência e sociedade, controvérsias públicas, políticas de ciência e tecnologia e governação global. Esteve envolvido nos projetos europeus STAGE (Science, Technology and Governance in Europe) e RESIST (Researching Inequality through Science and Technology), em colaboração com o CES.

O seu trabalho atual aborda o desenvolvimento de políticas europeias relativamente a doenças raras e políticas de medicamentos órfãos, mobilizando as vozes de doentes e estabelecendo uma rede de referência Europeia.

Foi um dos fundadores do Department for Science and Technology Dynamics (1982) na Universidade de Amesterdão, e da Netherlands Graduate School for Modern Culture (WTMC, 1987). Entre 1996-2000 foi Presidente da European Association for Science and Technology Studies (EASST). Tem sido Council Member da Science and Democracy Network (SDN), desde o seu início em 2002.

O seu livro mais recente, publicado em 2015 com a Routledge, é Science and Democracy: Making Knowledge and Making Power in the Biosciences and Beyond, co-organizado com Stephen Hilgartner e Clark Miller.


Iniciativa coorganizada pelos Programas de Doutoramento 'Democracia no Séc. XXI' e 'Governação, Conhecimento e Inovação'.

_________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81106316412?pwd=cmFKQ1NxYWJNRnZRUFE0UTZNblhGQT09 

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.