Teses Defendidas

O imaginário da ameaça do terrorismo transnacional e as dinâmicas da decisão política portuguesa

Carlos Morgado Braz

Data de Defesa
25 de Janeiro de 2021
Programa de Doutoramento
International Politics and Conflict Resolution
Orientação
Paula Duarte Lopes
Resumo
Após o 11/9, enquanto se assistia a uma profunda mudança no modo como o terrorismo passou a ser estudado, uma notável narrativa política legitimava um estado de exceção e ajudava a servir interesses materiais e políticos projetados na cultura securitária dos Estados. Nesse sentido, a presente tese trata-se de um estudo de caso que aborda o processo de construção discursiva em torno da ameaça do terrorismo transnacional, incidindo especificamente na forma como acontecimentos internacionais influenciaram os decisores políticos, relativamente ao modelo de luta contra o terrorismo adotado em Portugal. Teve-se igualmente em conta, as interações estabelecidas entre os decisores políticos e os profissionais das forças e serviços de segurança que integram o Sistema de Segurança Interna.

Enquadrado na abordagem teórica desenvolvida pela Escola de Copenhaga e na análise dos discursos dos decisores políticos em matéria de luta contra o terrorismo, contextualizada pelo quadro discursivo da União Europeia e comparada com o quadro discursivo francês, os resultados do estudo empírico permitiram descrever e comparar a configuração do modelo português com a arquitetura contraterrorista francesa. A necessidade de comparação com o modelo francês serviu para subsidiar o argumento sobre a incidência do influxo francês desta matéria no caso português.

A investigação foi dividida em janelas temporais, desde os atentados do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos até aos acontecimentos em Paris durante o ano de 2015. Metodologicamente, desenvolveu-se dentro do paradigma qualitativo na medida em que se pretendeu investigar a intenção e o propósito do discurso político no contexto da gestão securitária da luta contra o terrorismo. As técnicas de recolha de dados privilegiadas foram a pesquisa documental e as entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados de forma indutiva (análise de discurso) e codificada através do programa MAXQDA (análise de conteúdo).

Palavras-chave: Imaginário da ameaça, terrorismo transnacional, luta contra o terrorismo, processo de decisão política