Teses Defendidas

Cuerpos en la orilla, cuerpos en tránsito: instancias de visualidad restitutiva en las literaturas del Caribe y del Índico africano

Eliana Muñoz

Data de Defesa
5 de Junho de 2023
Programa de Doutoramento
Pós-Colonialismos e Cidadania Global
Orientação
António Sousa Ribeiro
Resumo
A tese de doutoramento "Cuerpos en la orilla, cuerpos en tránsito: Instancias de visualidad restitutivas en las literaturas del Caribe y el Índico africano" estuda a fórmula de pathos do "corpo em trânsito" ou "corpo na beira" num conjunto de obras literárias contemporâneas produzidas nas Grandes Caraíbas e no Oceano Índico Africano. O principal objectivo desta investigação é pesquisar as estratégias narrativas e poéticas com que este corpo nos é mostrado na sua condição de presença liminar, de entre-lugar, nunca fixado a um único posicionamento identitário em duas áreas culturais que experimentaram, de forma específica, processos históricos coloniais e pós-coloniais diferentes.

Com as ferramentas metodológicas dos estudos visuais e da história da arte contemporânea, que revalorizaram os estudos sobre a imagem de Warburg e Benjamin, e a teoria pós-colonial, traçamos a condição de presença e o significado que faz desta fórmula uma imagem crítica, os diferentes tipos de olhares que narradores, personagens ou oradores se referem a este corpo, os efeitos com que tais olhares são carregados, e a forma como, através de um "olhar compassivo", tal encenação restaura os corpos representados a partir da violência histórica a que foram expostos.

Com recurso à montagem, reunimos as histórias "El ahogado más hermoso del mundo" (1968, 2014) de Gabriel García Márquez, "O hotel das duas portas" (2005) de João Paulo Borges Coelho, o poema "Vejez" (1996) de Márgara Russotto e o longo poema Janela para Oriente (1999) de Eduardo White, em que esta fórmula de pathos tem uma presença singular com não menos importantes significados políticos, corroboramos que é possível desenvolver um estudo comparativo entre as literaturas de áreas geopolíticas e culturais particulares que escapa às frequentes categorias de estudos pós-coloniais ou àquilo a que Paulo de Medeiros chama "os fetiches" da crítica pós-colonial.

Palavras Chave: Pathosformel; Imagem crítica ; Emoções; Corpo en tránsito; Compaixão