CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

29 de junho de 2023, 10h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Partimos da vontade de partilhar e debater experiências nacionais e internacionais sobre as possíveis ligações entre a investigação em ciências sociais, humanidades e artes e os contextos escolares e educativos. O objetivo é ampliar o âmbito de atuação das possibilidades de investigação a partir de parcerias e colaborações diretas entre investigadores/investigadoras de contextos académicos e contextos educativos, de uma perspetiva de ciência cidadã. Esta oficina permite, assim, concretizar um lugar do diálogo com diversos atores ligados à educação e à formação docente - investigadores, professores, educadores de infância, diretores de escola, estudantes, famílias.

Com esta oficina queremos criar um espaço de escuta, partilha e reflexão sobre as diferentes abordagens que podem permitir a promoção de uma escola mais aberta à comunidade e reflexiva em relação aos desafios que enfrenta. Em concreto, pretendemos trabalhar o tema do uso de metodologias de ciência participativa e colaborativa na educação, para dialogar com a equipa de investigadoras do CES/CC.Edu que está a facilitar o uso da ciência cidadã na Escola Parceira de Coimbra (Escola Secundária Jaime Cortesão, Agrupamento de Escolas Coimbra Centro - AECC) e com professoras e professores (e tentativamente também alunos e alunas) dessa escola.

Intervenções: Rita Campos (CES), Cláudia Pato de Carvalho (CES), directora do AECC (por confirmar), coordenadora da área de cidadania e desenvolvimento do AECC (por confirmar)

Atividade no âmbito do CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Ciclo de Oficinas | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação (CC.EDU)

Construir Comunidades Educativas