CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

oFICINA | cICLO 'Construir Comunidades Educativas'

Desenho colaborativo dos espaços educativos e dos espaços urbanos

4 de dezembro de 2023, 14h00-17h00

Sala 1, CES | Alta

Intervenções: Carolina Coelho (CEIS20, DArq-FCTUC), Maria Antónia Gonçalves (EB1 Quinta das Flores), Ivan Brito (Zás Coletivo)

Enquadramento

Partimos da vontade de partilhar e debater experiências nacionais e internacionais sobre as possíveis ligações entre a investigação em ciências sociais, humanidades e artes e os contextos escolares e educativos. O objetivo é ampliar o âmbito de atuação das possibilidades de investigação, a partir de uma perspetiva de ciência cidadã. Para tal, partimos de parcerias e colaborações diretas entre investigadores/investigadoras de contextos académicos e contextos educativos, incluindo a partilha de experiências concretas de intervenção colaborativa nos espaços educativos e nos espaços públicos da cidade de Coimbra.

Esta oficina permite, assim, concretizar um lugar do diálogo com diversos atores ligados à educação e à investigação: investigadores, professores, diretores de escola, estudantes, famílias, ativistas comunitários. Em concreto, pretendemos ampliar a produção de conhecimento sobre novos formatos de organização do espaço educativo e do espaço público das cidades, partindo de uma experiência concreta, com a EB1 Quinta das Flores (Agrupamento de Escolas Coimbra Sul). Nesta iniciativa, investigadores, professores e alunos colaboraram na criação de novas propostas para o desenho dos espaços da escola. Iremos também contar com a colaboração do Zás Coletivo, um grupo de jovens arquitetos e estudantes de arquitetura, que trarão a sua experiência de intervenção nos espaços públicos da cidade de Coimbra.

Esta oficina é a 4ª organizada pelo CC.EDU | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação, no âmbito do Ciclo Construir Comunidade Educativas

Ciclo de Oficinas | Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação (CC.EDU)

Construir Comunidades Educativas