Honoris Causa

UCPel e UFPel atribuem Honoris Causa a Boaventura de Sousa Santos

Junho 2018

A Universidade Católica de Pelotas (UCPeL) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPeL) distinguem Boaventura de Sousa Santos com o título de Doutor Honoris Causa. De acordo com a informação veiculada pelas instituições brasileiras outorgantes, esta honra é justificada «por sua vasta contribuição acadêmica em nível mundial, por seu compromisso com as questões sociais, com os direitos humanos e com os povos oprimidos e por seu ativismo incessante em busca de um mundo melhor».

Ainda segundo informações da UCPeL e da UFPeL, o título será entregue numa cerimónia pública, na segunda-feira, dia 4 de junho, pelas 19h00, no Teatro Guarany, em Pelotas. Na sessão, Boaventura de Sousa Santos apresentará a palestra «Democratização da Universidade: construindo alternativas ao capitalismo, colonialismo e patriarcado». A exposição de motivos da outorga da distinção será feita por Naomar Almeida Filho, Lilian Celiberti e Regina Nogueira.

Este será o 17.º título de Doutor Honoris Causa concedido pela UFPel, o segundo a portugueses. O primeiro foi Mário Soares, antigo Presidente da República Portuguesa.

Boaventura de Sousa Santos é catedrático em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres.

É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.