Honoris Causa

Universidade Estadual do Maranhão e Universidad de Costa Rica atribuem honoris causa a Boaventura de Sousa Santos

Novembro de 2019

A Universidade Estadual do Maranhão (Brasil) distinguiu Boaventura de Sousa Santos com o título de doutor honoris causa como «reconhecimento do seu trabalho e dedicação em prol da educação superior, e por suas inestimáveis contribuições para o progresso da ciência ao longo de toda sua notável trajetória acadêmica como Professor Catedrático da Universidade de Coimbra». A cerimónia de atribuição decorre na reitoria da Universidade, no dia 19 de novembro de 2019, pelas 19h00. Nessa data, pelas 9h00, Boaventura de Sousa Santos profere a conferência «As Epistemologias do Sul e a reinvenção da democracia» [ver AQUI].

De igual forma, também a Universidad de Costa Rica (Costa Rica) atribuiu semelhante distinção a Boaventura de Sousa Santos como «reconhecimento das suas contribuições para as ciências e humanidades;  a  sua contribuição para a análise, compreensão e transformação da realidade no contexto sócio-econômico e ambiental vigente; bem como  a  sua análise crítica da universidade pública e sua relação com a sociedade». A cerimónia de entrega do título honoris causa ao galardoado decorre na Sala Magna da Plaza de Autonomia desta instituição costa-riquenha, no dia 25 de novembro de 2019, pelas 16h00, proferindo nessa ocasião a conferência «Educando entre medo e esperança».

As duas distinções honoris causa agora atribuídas a este académico juntam-se-se às já conferidas por Universidade McGill (Canadá), Universidade de Brasília, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade La Salle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal/Universidade Católica de Pelotas (Brasil), Universidad de Córdoba e Universidad de La Plata (Argentina), Universidad Iberoamericana (México), Universidade da Corunha (Espanha), Universidade de Roskilde (Dinamarca) e Universidad Nacional de Rosario (Argentina).

Boaventura de Sousa Santos é catedrático em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. Dirigiu o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

É diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.