Prémio Frantz Fanon Lifetime Achievement 2022

Boaventura de Sousa Santos recebe prémio Frantz Fanon pela sua carreira

fevereiro 2022

Boaventura de Sousa Santos, diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da UC, foi distinguido com o Prémio Frantz Fanon Lifetime Achievement, uma distinção atribuída pela Caribbean Philosophical Association (CPA) devido a contribuições para o pensamento filosófico, literatura e orientação. A Angela Davis e Barbara Ransby, ativistas políticas, académicas e escritoras norte-americanas, foi igualmente atribuído o mesmo prémio.

Segundo declarações do comité responsável para atribuição destes prémios, o percurso de Boaventura de Sousa Santos «exemplifica o espírito do compromisso de Fanon com Os Condenados da Terra (Les Damnés de la Terre, no original) e a urgência de construir casas para o pensamento vivo e corajoso». Hanétha Vété-Congolo, presidente do comité, declarou igualmente que «por nunca parar de nos ensinar que o nosso pluriverso é o nosso espaço partilhado capaz de uma enorme expansão elástica onde todos temos legitimidade, o Professor Boaventura de Sousa Santos é uma voz que nunca deve extinguir-se. Obrigado, Professor Boaventura de Sousa Santos, pelo seu empenho resiliente.»

A seleção dos premiados é feita anualmente pelo Comité de Prémios da Caribbean Philosophical Association (Associação Filosófica do Caribe), que é integrado por todos os vencedores prévios dos Prémios Frantz Fanon, Nicolás Guillén e Stuart Hall, um académico sénior e dois académicos juniores convidados.

Os prémios serão formalmente concedidos numa cerimónia especial integrada na conferência anual da CPA que, em 2022, decorrerá na Michigan State University, entre 27 e 29 de outubro.