Fronteiras de Vidro - Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres

Projeto

O projeto propõe-se estudar os impactos da segregação sexual do mercado de trabalho e das escolhas vocacionais nas desigualdades económicas entre mulheres e homens. Pretende-se que os resultados obtidos fundamentem propostas de intervenção dirigidas à atenuação dos custos económicos e sociais do fenómeno da segregação em função do sexo.

Os objetivos específicos do estudo são:

  1. Caracterizar a evolução da segregação sexual das profissões, nas modalidades horizontal, vertical e transversal, em Portugal (2011-2018);
  2. Determinar o impacto da segregação sexual do emprego nas desigualdades remuneratórias entre homens e mulheres, com recurso a simulações baseadas em regressões lineares múltiplas.
  3. Caracterizar a segregação sexual do ensino vocacional e artístico no ensino secundário público e seus eventuais padrões regionais;
  4. Caracterizar a segregação sexual nas escolhas de estudantes candidatos/as ao ensino superior público;
  5. Estimar a influência do estatuto socioprofissional da família de origem nas escolhas educativas de rapazes e raparigas, no ensino secundário e superior;
  6. Identificar fatores determinantes das escolhas profissionais e educativas na perspetiva dos principais stakeholders nos domínios do emprego, educação e formação para diagnosticar estrangulamentos à dessegregação do sistema de formação e emprego e identificar medidas de política apropriadas.
  7. Analisar implicações e desafios que se colocam às políticas públicas que visam dessegregar o mercado de trabalho e o sistema de educação/formação, com base nos resultados dos estudos propostos.

O estudo recorre a métodos quantitativos, aplicando diferentes técnicas de análise estatística a dados dos Quadros de Pessoal (GEP/MTSSS), do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR) e de bases de dados da DGEEC. Complementarmente serão usadas metodologias de tipo qualitativo (focus group e entrevistas individuais) aplicadas a representantes de entidades empregadoras, docentes dos ensinos básico e secundário e profissionais de orientação profissional, tendo em vista compreender os processos e mecanismos de manutenção da segregação sexual no mercado de trabalho e nas escolhas vocacionais. 

 

Duração: 27 meses

Período: 30 de outubro de 2020 a 31 de janeiro de 2023

Palavras-chave:  segregação sexual do emprego, segregação sexual da educação, desigualdade salarial, mercado de trabalho, desigualdades de género

Financiamento:
EEAGrants Portugal. Através do Mecanismo Financeiro plurianual dos EEA Grants, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega estabelecem o objetivo de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa, reforçando as relações bilaterais com os Estados beneficiários.


Entidade Financiadora


Entidade Operadora de Programa