ALL <br>Artist-Led Learning in Higher Education

Artist-Led Learning in Higher Education

1 de setembro de 2018 a 31 de dezembro de 2021
Resumo

O projeto ALL-Artist-Led Learning in Higher Education visa melhorar a competência criativa de alunos, educadores, profissionais académicos e artistas através do desenvolvimento de uma plataforma experimental de metodologias baseadas nas artes em colaboração sustentável entre os parceiros intervenientes, sendo implementado noutras instituições de ensino superior por toda a Europa.

Esta parceria envolve pessoas interessadas em métodos com base nas artes e a sua aplicação ao Ensino Superior. Uma parceria co-criativa entre profissionais académicos especializados detentores, igualmente, de experiência com/em práticas artísticas, partindo da construção de um laboratório de experimentação livre e com estruturas ancoradas às artes.

As metodologias baseadas nas artes serão direcionadas a educadores que pretendem uma abordagem holística e criativa no ensino, e que desejam estimular a criatividade dos seus alunos mesmo em programas sem conteúdo artístico. Espera-se também que os artistas ampliem as suas competências na aplicação de métodos artísticos em contextos não artísticos e do Ensino Superior. O material desenvolvido será amplamente divulgado por meio de plataformas virtuais e de livre acesso, tornando-as publicamente disponíveis.

Resultados

Este projeto tem como objetivo construir um laboratório de colaboração sustentável para apoiar uma pedagogia orientada por artistas no ensino superior. Objetiva, também, a elaboração de comunicações académicas (artigos) sobre o impacto, benefícios e liderança da criatividade no seu todo. Para este efeito, o projeto irá desenvolver um manual e um livro digital de formação e diretrizes baseadas em artes; um banco de dados com recursos pedagógicos de acesso público; demonstrações de trabalho efetuado; e métodos sobre como avaliar e documentar competências criativas.

Aalborg University, Denmark
Universita Cattolica del Sacro Cuore, Italy