MARGINS <br>Pessoas, arroz e mangais nas periferias: Interfaces híbridas em contestação num mundo em mudança

MARGINS

1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024
Resumo

As epistemologias e visões do mundo do Norte Global são caracterizadas por uma marcada dicotomia natureza-sociedade que reduz as possibilidades de conhecimento, coexistência e colaboração intersubjetiva. A divisão, classificação e compartimentação de lugares, coisas e sujeitos, tal como foram configuradas pela modernidade, estão em processo de questionamento face ao aquecimento global. Assim, a pluralidade de visões do mundo, de naturezas e de sujeitos (incluindo sujeitos não humanos) contribui para contestar a formulação socio-ecológica hegemónica.
A zona costeira da Guiné-Bissau oferece perspectivas únicas para se discutir o lugar da natureza, da tecnologia e das pessoas no contexto do aquecimento global. As áreas costeiras produzem o produto alimentar e de renda mais importante na região – o arroz. O cultivo de arroz de mangal existe em coassociação com florestas de mangal e as duas componentes formam um complexo socioecológico funcional e interativo. Nesta interface o lugar que produz o alimento é indissociável do lugar da floresta de mangal– o lugar que nutre é sincrético.
MARGINS propõe-se estudar a inter-relação de arrozais e mangais como parte de uma unidade afetada pelo aquecimento global e pelos paradigmas do desenvolvimento. Os principais objetivos prendem-se com a análise (1)  das políticas e programas internacionais e estatais que têm atuado no âmbito da gestão de mangais e arrozais, (2)  das características tecnológicas, sociais e ecológicas que influenciam o aumento da salinização e os estragos nos diques orizícolas, e (3) das memórias e conhecimento sobre as transformações socioecológicas e tecnológicas nos espaços mangal-arrozal.
Combinam-se metodologias de diferentes domínios científicos para produzir uma visão interdisciplinar destes espaços. Desta forma, os resultados contribuirão para: (1) identificar fatores ecológicos, sociais e tecnológicos de resistência ao aquecimento global nos complexos mangal-arrozal; (2) promover a igualdade nas relações de (pós)desenvolvimento Norte-Sul no âmbito das intervenções nas zonas costeiras; (3) avaliar criticamente as prioridades e estratégias internacionais de financiamento e ação no âmbito dos mangais e arrozais; e (4) integrar os agricultores nas diferentes etapas da investigação, reconhecendo plenamente os seus conhecimentos.

Parceiros

FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências (Fciências.ID)

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP, Guiné-Bissau)

Universidade Amílcar Cabral (UAC, Guiné-Bissau)